UFSM. Em uma semana, “Disque Covid” já realizou mais de 4 mil atendimentos, inclusive para fora do RS

UFSM. Em uma semana, “Disque Covid” já realizou mais de 4 mil atendimentos, inclusive para fora do RS

UFSM. Em uma semana, “Disque Covid” já realizou mais de 4 mil atendimentos, inclusive para fora do RS - ufsm-disque-covid

Gustavo Dotto (E), coordenador, Emerson Mortari, Chefe da TI e Gabriela Vaz, residente: trabalho conjunto para orientar a população

Por Ana Laura Iwai, da Agência de Notícias da UFSM

Desde o dia 18 de março, a central de atendimento “Disque Covid UFSM” trabalha para esclarecer dúvidas da comunidade sobre o novo Coronavírus. O canal já atendeu a mais de 4 mil ligações, a maioria de residentes de Santa Maria, mas também de outras regiões do Rio Grande do Sul e algumas de outros estados do Brasil.

O objetivo da central é orientar as pessoas para evitar que saiam ou se encaminhem aos pronto-atendimentos sem necessidade, para não disseminar a contaminação e, assim, evitar a superlotação dos serviços de saúde. Até a última terça-feira (24), a central registrou 4.620 atendimentos, com um pico na segunda-feira (23), quando foram atendidas 1.239 ligações. Durante os primeiros dias, a principal dúvida era sobre possível contato com pessoas contaminadas em eventos sociais e locais públicos. Já nos últimos dias, a principal questão se tornou o aparecimento de sintomas e como diferenciá-los de sintomas de outras doenças, como a gripe.

Segundo o coordenador da Central, professor Gustavo Dotto, o critério para notificações muda diariamente. Nos primeiros dias eram notificados à Vigilância Municipal todos os pacientes suspeitos, mas atualmente, seguindo normativas do Ministério da Saúde, as notificações se resumem somente aos pacientes em estado considerado grave. O resultado é uma redução no número de notificações e de testes.

A equipe de atendentes é composta por dez pessoas: alunos a partir do oitavo semestre do curso de Medicina da UFSM, acompanhados de um médico residente, que se revezam a cada quatro horas. A central do “Disque Covid UFSM” está instalada em sala no térreo do Hospital Universitário (HUSM) e conta com nove ramais.

O horário de funcionamento é das 7h às 19h, porém há a possibilidade de extensão do serviço até 22h ou 23h, conforme a demanda. Além da expansão do horário, agora é possível fazer videochamadas quando há a necessidade, como em casos mais avançados de sintomas.

Os números do serviço são (55) 3220-8500 e (55) 3213-1800, disponível das 7h às 19h, todos os dias da semana.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *