Meio AmbientePrefeitura

AMBIENTE. Dois motociclistas notificados e veículos apreendidos. Eles faziam trilha no Parque dos Morros

No sábado, motociclistas que faziam trilha no Parque dos Morros, no norte da cidade foram notificados e tiveram as motos apreendidas

Por MAURÍCIO ARAUJO (com foto de Divulgação), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria tem enrijecido a fiscalização no Parque Natural Municipal dos Morros para evitar danos ambientais. Casos flagrados podem ser punidos com duras multas, apreensões e até prisões. No último sábado (18), a Secretaria de Município de Meio Ambiente, com apoio da Guarda Municipal, abordou duas pessoas fazendo trilha com motocicletas no parque, o que é proibido, já que a prática gera graves danos à vegetação, ao solo e às rochas.

Ressalta-se que a Secretaria de Meio Ambiente é o órgão ambiental gestor das áreas protegidas municipais, com poder de polícia administrativa. Os dois homens detidos foram notificados e liberados. Devido ao horário, o fato ocorreu por volta das 17h, não foi possível apurar se houve danos – caso se confirmasse, os homens poderiam ser presos em flagrante por crime ambiental. As motos foram apreendidas, e o auto de infração ambiental pode resultar em multa de R$ 500 a R$ 10 mil para cada um dos motociclistas, conforme a apuração de danos…

Ao fazer trilhas com motos, as pessoas ajudam a agravar os processos erosivos, além de afugentarem animais pelo ruído, causando poluição atmosférica no ambiente natural protegido, já que são encontrados, também, restos de óleo, graxas, pedaços de carenagem e até gasolina. As trilhas devem ser feitas somente a pé ou de bicicleta. Ressalta-se que há cerca de 30 placas de orientação no Parque dos Morros, sendo que muitas dessas sinalizam a proibição de esportes motorizados.

A Prefeitura destaca que o parque tem um plano de manejo instituído por decreto, e seu descumprimento se configura em infração ambiental pelo Decreto Federal 6514/2008. Ainda, há leis que, se comprovado dano à unidade de conservação, preveem penas de reclusão.

FISCALIZAÇÃO

Até o ano passado, a Prefeitura realizou trabalhos educativos com os frequentadores do Parque dos Morros, já que era comum ocorrer esse tipo de situação. Após dezenas de abordagens para orientação, com informações de que esportes motorizados são proibidos no espaço, a Secretaria de Meio Ambiente passou a fazer abordagens mais incisivas. Tudo que se torne danoso ao meio ambiente tem sido combatido, como esportes motorizados, caça, coleta de plantas e vandalismos.

PARQUE MUNICIPAL NATURAL DOS MORROS

O parque, até ser finalizada a sede administrativa, estará fechado à visitação pública geral. Só podem ir pessoas autorizadas mediante processo administrativo e assinatura de termo de compromisso para fins específicos, como caminhada, ciclismo, escalada, observação de aves, geocaching, pesquisa científica, dentre outros.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Excelente noticia, a região é rica em trilhas e motoqueiros fazendo trilha são como pragas, destroiem tudo por onde passam.

    E não é só no Parque dos Morros. Na Reserva Biologica do Ibicui Mirim, em Itaara e São Martinho da Serra, de responsabilidade da CORSAN, diversos grupos de motoqueiros fazem trilhas, destruindo as trilhas e afugentando os animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo