CampoCidadaniaEducaçãoPrefeituraSaúde

CIDADANIA. Mais de 14,5 toneladas de alimentos da Agricultura Familiar para os alunos da rede municipal

Até esta quinta-feira, kits serão entregues para pelo menos 40 escolas da rede. Na próxima semana, o restante também será beneficiado

Por MAURÍCIO ARAUJO (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Para garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, manter os contratos com os prestadores de serviço e fomentar a agricultura familiar, a Prefeitura de Santa Maria começou, na tarde desta quarta-feira (22), a distribuição de 14,5 toneladas de alimentos. Entre quarta e quinta-feira (23), ao menos 40 escolas receberão, cada uma, sete kits com gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar.

Nesses dois dias, serão distribuídas oito toneladas de alimentos como moranga, batata-doce, cebola, frutas, entre outros. Na próxima semana, a iniciativa da Secretaria de Município de Educação continua, quando serão entregues mais 6,5 mil quilos às demais escolas da rede.

Para organizar os kits, a Prefeitura convocou as merendeiras das escolas, que foram recentemente contratadas. As profissionais estão na sede da Cooperativa de Produção e Desenvolvimento Rural dos Produtores Rurais de Santa Maria (Coopercedro), onde organizam os kits com os alimentos.

“Estamos dando continuidade na distribuição de alimentos às famílias de estudantes da Rede Municipal que mais precisam. Em uma primeira ação no começo do mês, já distribuímos oito toneladas de alimentos que estavam nos estoques das escolas”, explicou a secretária de Educação, Lúcia Madruga.

Ressalta-se que esses alimentos seriam destinados às instituições de ensino para a merenda escolar, já que a Prefeitura adquire 40% dos produtos da agricultura familiar para essa finalidade. No entanto, devido à pandemia de coronavírus, optou -se por seguir garantindo cestas básicas para os estudantes mais carentes, além de beneficiar, também, os agricultores que seguem fornecendo os produtos.

ORIENTAÇÕES

A Prefeitura destaca que, para consumir os alimentos, é preciso tomar algumas medidas de higiene devido ao coronavírus. Dessa forma, cada kit conta com um folheto de instruções.
– Lavar as mãos
– Lavar as frutas e verduras um a um para a remoção da sujeira
– Preparar a solução clorada: 1 colher se sopa de alvejante para cada litro de água
– Colocar as frutas e verduras de molho, por 15 minutos, na solução clorada
– Retirar e enxaguar com água corrente
– Escorrer bem a água
– Alimentos pronto para o consumo

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo