Destaque

CORONAVÍRUS. Mulher de 42 anos, suspeita de covid-19, morre em atendimento na UPA, em Santa Maria

Mulher de 42 anos não fazia parte dos casos confirmados em Santa Maria. Foto Divulgação

Por Assessoria de imprensa da UPA/SM

Uma paciente de 42 anos, suspeita de covid-19, morreu na noite de sábado (19), durante atendimento na UPA, que é administrada pela Sefas. Ela não fazia parte dos casos confirmados do novo coronavírus em Santa Maria, mas foi coletado exame e encaminhado para o Laboratório Central (Lacen), em Porto Alegre.

A mulher chegou à UPA, na manhã de sábado, com sintomas gripais, como dor de cabeça e falta de ar. O caso evoluiu rapidamente para grave, ela foi levada para o leito de atendimento de emergência, precisou de ventilação mecânica e foi entubada. A equipe da UPA tentou estabilizá-la e seguiu o protocolo do plano municipal de contingência para casos suspeitos de covid-19, já que a unidade é referência em atendimento emergencial da enfermidade, fez contato sem sucesso, por duas vezes, para encaminhar a paciente para a UTI do Husm (Hospital Universitário de Santa Maria).

A UPA ainda tentou e conseguiu uma vaga no Hospital de Santa Rosa. Nesse meio tempo, o Husm acabou autorizando a transferência, mas a equipe da Samu acabou não podendo fazer a transferência em função da gravidade do caso. A paciente, após seis paradas cardíacas, não resistiu e morreu na UPA.

Além do quadro de síndrome gripal grave característico do covid-19, a paciente era asmática e obesa. Ela morava em Santa Maria e era natural de Santiago.

A direção da UPA esclarece que o atendimento desse caso e de outros que chegam diariamente à unidade de saúde são realizados conforme os protocolos que desde janeiro vêm sendo testados e treinados. Toda a equipe adota os procedimentos indicados no atendimento, incluindo o uso de equipamentos de proteção individual, como protetor facial, máscaras, luvas, avental e álcool gel, entre outros. E foi adotado o protocolo para casos de mortes suspeitas ocorreu conforme o protocolo para covid-19. Sem velório, com reconhecimento sem toque e orientação aos contactantes.

Cabe ressaltar que a UPA é uma unidade de referência em possíveis casos de coronavírus. Equipe de enfermagem, médica, recepção e os acadêmicos da UPA e da Casa de Saúde, que funciona no mesmo complexo de saúde, estão preparados para recepcionar pacientes com suspeita do caso.

Na Upa, são 12 leitos de observação e 2 para atendimento de emergência com suporte de respiradores. Na unidade, o paciente recebe o primeiro atendimento, é estabilizado e encaminhado para hospital referenciado conforme o protocolo municipal de contingência da rede pública de saúde para Covid-19.

Na Casa de Saúde, está sendo preparada uma ala para tratamento de casos de menor gravidade com 11 leitos clínicos para coronavírus. Cabe ressaltar que a Casa de Saúde, é um hospital de baixa e média complexidade e não possui UTI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Isso para a população refletir que a situação aqui é muito séria…hoje um jornal local divulgou que deu negativo para covid19 , sendo que não saiu o resultado do exame nem para os familiares, daí compartilham notícias falsas…A população de Santa Maria deveria cair na real e ter noção da gravidade e que o município não ta preparado para um caos!

  2. A pergunta é , como assim: “, fez contato sem sucesso, por duas vezes, para encaminhar a paciente para a UTI do Husm (Hospital Universitário de Santa Maria)” ?? A UPA fez contato telefônico e ninguém atendeu ? A UPA requereu a vaga em UTI e o Husm não deu retorno no tempo hábil ? Afinal, após tanto treinamento e em meio a uma pandemia, não é aceitável que tenha havido alguma falha no contato. E outra coisa, enviar a paciente para Santa Rosa ? para a cidade de Santa Rosa ? É isso? Santa Maria já esgotou sua capacidade de atender pacientes com Covid-19 ? Com a palavra a Secretaria de Saúde :…………………………………………………..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo