SaúdeUFSM

CORONAVÍRUS. Pesquisadores da UFSM criam o Observatório de Dados da Covid-19 para Santa Maria

Da Agência de Notícias da UFSM, com imagem de Reprodução

A Universidade Federal de Santa Maria já disponibiliza desde a última sexta-feira (3) um painel de informações sobre o novo coronavírus. O Observatório de Dados da COVID-19 para Santa Maria busca traçar um panorama diário sobre a evolução dos casos da doença no município.

O Observatório faz parte dos esforços de um grupo de pesquisadores da UFSM voltado ao levantamento de dados, análise e produção de informações sobre a COVID-19. A iniciativa atende a uma solicitação do Ministério Público Federal para que as universidades mobilizem seu corpo de pesquisadores para a produção de informações e projeções sobre a doença no contexto local.

O Observatório concentra dados diários sobre o número de casos confirmados é óbitos causados por COVID-19 em Santa Maria. A plataforma, que ainda está na sua fase inicial, permitirá também traçar um perfil mais detalhado dos casos, com informações sobre faixa etária e porcentagem de casos por sexo. O objetivo é que este monitoramento seja ampliado para municípios da Região Central do Rio Grande do Sul.

As informações contidas no Observatório são atualizadas através de de três fontes principais: a base de dados do Coronavirus Resource Center, da Universidade Johns Hopkins (EUA), os dados disponibilizados na plataforma da Secretaria Estadual de Saúde e também as informações da Vigilância Epidemiológica de Santa Maria.

Trabalho busca tornar a UFSM centro de referência regional de informações sobre a COVID-19

O Observatório da COVID-19 em Santa Maria faz parte das ações desenvolvidas por um grupo de trabalho, formado por 13 pesquisadores de quatro centros de ensino e sete departamentos da universidade, em diálogo com o serviço público de saúde do município de Santa Maria. OS dados públicos são divulgados no observatório em parceria com o Centro de Processamento de Dados (CPD) . A equipe está subdividida em trabalhos de análise, estatísticas, geoquantificação e em um projeto de pesquisa de expansão das análises para além dos dados públicos.

De acordo com o coordenador do grupo da UFSM, professor Jessye Giordani, o trabalho de levantamento de informações vai além dos dados públicos levantados e divulgados no observatório, pois os pesquisadores também se debruçam sobre informações obtidas junto à vigilância epidemiológica. Estes dados, de caráter sigiloso, permitem projeções e geração de informações que servirão de base para a tomada de decisão dos gestores públicos. O objetivo é que as políticas públicas de combate à COVID-19 sejam embasadas cientificamente de maneira mais consistente possível.

Ainda segundo Giordani, as ações do grupo visam contribuir para que a UFSM seja um centro de referência regional de informações sobre a COVID-19. O próximo passo é, após a realização de análises consistentes da situação de Santa Maria, ampliar o trabalho para municípios da região central do estado, do qual a cidade é centro de referência em saúde. O objetivo da ampliação é também abranger a população regional que usará os serviços de saúde de Santa Maria durante o período de pandemia.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo