PARTIDOS. Olha quem está de casa nova! Confira também a quantidade de filiados por sigla na cidade

PARTIDOS. Olha quem está de casa nova! Confira também a quantidade de filiados por sigla na cidade

PARTIDOS. Olha quem está de casa nova! Confira também a quantidade de filiados por sigla na cidade - maiquel-filiados

Ewerton Falk, ex-PDT, agora está no Democratas. Jacques Eskenazi (à direita) saiu do Novo e filiou-se ao PSL, ex-partido de Jair Bolsonaro

Por Maiquel Rosauro, com fotos de Divulgação e imagem de Reprodução, da Equipe do Site

As listas dos partidos políticos já estão atualizadas no Site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Santa Maria, 31 legendas possuem 27.026 filiados.

As listagens trazem algumas novidades que poderão ter impacto no pleito de outubro. É o caso, por exemplo, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ewerton Falk, cuja filiação está registrada no Democratas. Em 2016, ele concorreu a vice-prefeito pelo PDT, em chapa encabeçada por Marcelo Bisogno (PDT).

Nos bastidores, Falk é cotado para concorrer novamente a vice-prefeito, mas desta vez em chapa liderada pelo atual chefe do Executivo, Jorge Pozzobom (PSDB). O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto (DEM), também é cotado para vice do tucano.

Todavia, ainda não está definido se o Democratas continuará ao lado do PSDB ou apoiará a chapa que deverá ser encabeçada pelo vice-prefeito Sergio Cechin (PP) e o vereador Francisco Harrisson (MDB).

Outra novidade na lista é a presença do empresário Jacques Eskenazi no PSL. Em 2018, ele concorreu a deputado estadual pelo Novo. Seu nome também é cotado para concorrer ao Executivo.

Para ter acesso à relação de filiados dos partidos, CLIQUE AQUI.

Novo encolhe, Avante e PRTB crescem

A forma ideal (e jornalisticamente recomendada) de comparar dados é analisando o período, mínimo, de um ano. Porém, hoje o Site abre uma exceção, visto a corrida dos partidos políticos em filiar, sobretudo, pré-candidatos, no mês passado.

Santa Maria possuía 26.360 filiados em março. Hoje, são 27.026. Crescimento de 3% (ou 666 novos nomes na lista).

Comparando a tabela abaixo, você observa o tamanho do estrago que a decisão de não participar do pleito provocou ao Novo. A legenda não terá candidatos nem ao Legislativo nem à Prefeitura. A sigla perdeu 23% dos seus filiados.

Por outro lado, nota-se que siglas que eram praticamente inexistentes em Santa Maria prepararam-se para ter presença no pleito. É caso do Avante (ex-PTdoB) e do PRTB (sigla do vice-presidente da República, Hamilton Mourão). Em março, ambas não tinham sequer dez filiados registrados. Agora, o Avante tem 16 e o PRTB 15 nomes.

No topo da tabela, o PT segue com folga, seguido por MDB, PP e PDT.

PARTIDOS. Olha quem está de casa nova! Confira também a quantidade de filiados por sigla na cidade - maiquel-filiados-tabela



4 comentários

  1. Luciano Ribas

    A convicção ideológica do pessoal do Novo é diretamente proporcional à veracidade conceitual do que eles chamam de liberalismo.

  2. Ignez Andrade

    Tem uma senhorinha que tem que botar GPS, nunca sei em qual partido estará hoje, já passou por uns sete.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *