COMPORTAMENTO. Ciclismo junta lazer com saúde e bem-estar. E ainda é esporte com direito a série de TV

COMPORTAMENTO. Ciclismo junta lazer com saúde e bem-estar. E ainda é esporte com direito a série de TV

COMPORTAMENTO. Ciclismo junta lazer com saúde e bem-estar. E ainda é esporte com direito a série de TV - 94a6b46d-valeria-pauta-6-ciclismo-840-2

Nova série documental da Netflix focada no ciclismo e no Time Movistar. Sobram emoções e histórias com os atletas e o seu entorno

Por VALÉRIA AUZANI (com fotos de arquivo Peter Peres e Divulgação Netflix), Especial para o Site (*)

Você sabia que o ciclismo é um grande aliado para o sistema cardiovascular, perda de gordura e fortalecimento dos músculos das pernas? Bom, esses são uns dos benefícios encontrados na prática. Além do mais, é uma ótima opção para tempo livre e momentos de lazer! Em Santa Maria, diversas pessoas já realizam rotas, participam de competições e corridas.

COMPORTAMENTO. Ciclismo junta lazer com saúde e bem-estar. E ainda é esporte com direito a série de TV - 705c4540-valéria-pauta-6-ciclismo-500-1

Ciclista Peter Peres no Audax de 200km em Cruz Alta, a 120 km de Santa Maria. O Audax é um evento não-competitivo e de longa distância

O estudante de odontologia Peter Peres pratica ciclismo há dois anos e começou para complementar seus treinos de corrida. “As principais rotas são em direção a São Sepé, a Itaara e a Silveira Martins/Nova Palma (passando por Arroio Grande). Geralmente vou sozinho, mas sempre encontro algum conhecido pedalando”, explica o ciclista.

Apesar de ser uma prática ao ar livre, não deixou de ser perigoso e no período da pandemia do Coronavírus todo o cuidado é pouco:  “acabaram os treinos em pelotão e as corridas foram canceladas”, diz Peres. Mesmo assim, o ciclista não deixou de treinar. “No começo fiz alguns treinos “indoor” (com o rolo de treinamento tu pode pedalar em casa), mas passaram duas semanas e voltei a treinar na rua – sozinho e longe da cidade.” conta.

Como escolher a melhor bicicleta? É o que o ciclista explica: “existem inúmeras modalidades de ciclismo e cada uma pede um tipo de bike: Road, MTB, Gravel, TT, Enduro, Downhill, BMX. Tem que escolher a modalidade que quer e encontrar uma bike do seu tamanho. Existem de carbono e alumínio, com freio a disco e com pinça, cada uma tem um tipo de vantagem.” Portanto, vale informar-se antes de escolher a bicicleta.

O ciclismo é uma boa opção para quem está procurando por alguma atividade que traga bem-estar e fortalecimento do corpo. Algumas sugestões para manter a saúde é pedalar durante a tarde e fazer alongamentos para preparar o corpo.

E não esqueça, se você é cardiopata, diabético, hipertenso ou portador de doenças semelhantes deve consultar um médico antes de começar a praticar.

O que acha que saber um pouco mais sobre o esporte? A plataforma Netflix lançou nesse ano um documentário com vários episódios sobre ciclismo: “Cada dia uma surpresa: Time Movistar”. O documentário conta que a equipe de ciclismo profissional Movistar colocou o pé na estrada e está de olho na vitória. São diversos episódios com desafios, polêmicas e conflitos internos pela frente.

Mas também há diversos filmes, documentários e séries que contam um pouco sobre o ciclismo no catálogo da plataforma: Correndo pela vitória (1979), Competição de Destinos (1985), Road to Paris (2001), O Escocês Voador (2006), Rising from Ashes (2012), Ícaro (2017), entre outros.  Vale conferir.

(*) Valéria Auzani é acadêmica de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site

 



1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *