SaúdeTrabalho

COVID-19. Entidades de trabalhadores, partidos e o DCE/UFSM defendem fechamento do comércio em SM

Por BRUNA HOMRICH (texto) e BRUNO SILVA (arte), da Assessoria de Imprensa da Sedufsm

A Frente Única das Trabalhadoras e Trabalhadores de Santa Maria (FUTT) reúne sindicatos e movimentos sociais da cidade que realizam ações conjuntas de mobilização pelos serviços públicos e pelos direitos dos trabalhadores. A FUTT reunia-se presencialmente mas, frente ao isolamento social demandado pela pandemia, passou a se reunir de forma virtual. Em reunião na última quarta-feira, 13, foi aprovada uma nota pública das entidades que compõem a FUTT – dentre elas estão Sedufsm, Sindicaixa, CSP-Conlutas, DCE-UFSM, partidos políticos de esquerda e Cpers.

No texto, que pode ser lido na íntegra abaixo, a Frente posiciona-se pelo fechamento do comércio não essencial em Santa Maria e pela garantia de quarentena remunerada para que os trabalhadores possam ficar protegidos do vírus com estabilidade no emprego e integralidade dos salários. Como justificativa para o enrijecimento das medidas de isolamento social, a FUTT cita o aumento de casos na cidade: enquanto em 21 de março, data em que o prefeito Jorge Pozzobom decretava o fechamento do comércio não essencial, a cidade registrava apenas um caso confirmado da doença; em 18 de abril, quando o comércio todo foi reaberto, já se contabilizavam 27 casos confirmados e 631 suspeitos. Em 15 de maio, quase um mês após a reabertura, a cidade conta com 72 confirmações, um óbito e quase 1.497 suspeitos. “Esses dados revelam que não existe nada de sensato na reabertura do comércio e que se continuarmos assim, a tendência é que a situação piore. Isso não podemos permitir”, indica o texto.

Leia na íntegra:

Posicionamento da FUTT sobre a situação de Santa Maria em contexto de pandemia do Coronavírus

O coronavírus avança. No Brasil inteiro já passamos dos 180 mil casos confirmados e passamos das 12 mil mortes. Já chegamos em quase mil mortes diárias nos últimos dias. Isso levando em conta apenas os dados oficiais do Ministério da Saúde, sendo que na realidade a subnotificação de casos é fato reconhecido por profissionais e governos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Pode fechar. Ontem passei por dois carros com o banco traseiro lotado de caixas. Mercado Livre.
    Quando passar a pandemia os comerciários podem passar nas instituições citadas para conseguir emprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo