BASTIDORES. Índices de reajuste dos servidores, despedida de Deco, gastos na Bozano, posse no PP…

Por Maiquel Rosauro
Após muito debate nos bastidores, os vereadores de Santa Maria aprovaram os índices de revisão salarial dos servidores municipais e de entes políticos, em sessão extraordinária, nessa quinta-feira (16). Na última hora, teve até emenda para igualar o parcelamento do reajuste de prefeito, vice e secretários com os funcionários da Prefeitura.
Servidores do Executivo
Professores e servidores municipais receberão 3,75% de reajuste, sendo 2% a contar de 1º de março (retroativo) e 1,75% a partir de 1º de junho de 2019. O percentual deriva do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), relativo ao exercício de 2018.
Servidores do Legislativo
Funcionários da Câmara de Vereadores irão receber reajuste de 3,75%, a contar de 1º de março (retroativo). A partir de 1º de maio (retroativo), o percentual passa a ser de 3,80%. Ou seja, aumento real de 0,5%.
Vereadores
Os edis reajustaram os próprios subsídios em 3,75%, a contar de 1º de março.
Prefeito, vice e secretários municipais
O projeto recebeu uma emenda da Mesa Diretora para que o índice ficasse no mesmo patamar dos servidores do Executivo. Logo, o reajuste será de 3,75%, sendo 2% a contar de 1º de março e 1,75% a partir de 1º de junho.
Despedida
O vereador André Domingues despediu-se do Legislativo com uma agenda cheia. Destaque para o Expediente Nobre, no qual promoveu uma homenagem ao 30º aniversário da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul.
Rock and Roll

Deco ainda defendeu uma moção de congratulação ao cantor, compositor e cronista deste site, Pylla Kroth, em reconhecimento a sua trajetória artística e cultural, com mais de 35 anos de carreira.
Vargas retorna
De saída da Secretaria de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas (PSDB) acertou o seu retorno ao Legislativo. Ele já estará presente na sessão de terça-feira (21).
Quanto gastou?

A vereadora Deili Silva (PTB) quer saber quanto a Administração Municipal gastou com o projeto ‘Re.viva Bozano’, que foi descontinuado na segunda quadra da Rua Doutor Bozano.
“Não estamos discutindo se ficou bonito ou feio, mas, sim, o possível gasto indevido de dinheiro público. Em tempos de pouca receita e diversos contingenciamentos, é inconcebível que por um motivo ou outro se empregue recursos públicos para fazer algo fracassado. Foi ouvida a população? Teve planejamento? É o que queremos saber em nome da sociedade”, frisou Deili.
A parlamentar encaminhou um ofício ao Executivo solicitando informações sobre o assunto. E ela deixou bem claro em release enviado à imprensa: se os esclarecimentos não forem satisfatórios, deverá apresentar solicitação para formação de um ‘grupo de trabalho’ para apurar o fato.
Entrelinhas
Grupo de trabalho é um sinônimo amigável para três letrinhas: C-P-I.
Conversa de corredor
“E o PSL, o senhor não pretende mais se aliar a eles para o próximo pleito?”, pergunta o repórter signatário desta coluna.
“Não, não, esquece, sem condições. Muito radicais. Olha todas essas confusões. Quero distância”, respondeu um nobre edil sem pestanejar.
Festa Progressista

Mauro Bakof foi empossado presidente do Progressistas de Santa Maria, na noite dessa quinta (16), na Sociedade Recreativa Cruzeiro do Sul. Destaque do evento foi a presença do secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Covatti Filho (PP).
As principais lideranças do PP/SM também prestigiaram o ato, como o vice-prefeito Sergio Cechin; a presidente do Legislativo, Cida Brizola; o vereador Vanderlei Araujo e a secretária municipal de Meio Ambiente e ex-presidente da sigla, Sandra Rebelato.
Circo Parlamentar de Inquérito? Só porque ano que vem tem eleição? Ano que vem as ‘proezas’ individuais dos edis deverão ser lembradas!