PolíticaSanta Maria

BASTIDORES. Dia cheio no Parlamento, a bronca da utilização indevida do logo da OAB, novas comissões…

Vereadores de Santa Maria têm seis projetos de lei para discutir e votar na sessão desta terça-feira. Dois  são de iniciativa do Executivo

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação e imagem de Reprodução), da Equipe do Site

O Legislativo santa-mariense terá, nesta terça-feira (9), uma sessão como há tempos não se via, com inúmeros projetos para discussão e votação. Há propostas tanto dos vereadores quanto do Executivo.

Pelo lado da Prefeitura são dois projetos. Um deles cria o cargo de terapeuta ocupacional nos quadros do Município, enquanto a outra iniciativa altera os requisitos para um candidato ocupar o cargo de Engenheiro de Segurança do Trabalho (pela legislação atual apenas engenheiros com especialização na área podem ocupar a função, enquanto que o novo projeto permitirá que arquitetos também assumam o cargo).

A vereadora Deili Silva (PSD) também possui dois projetos na pauta. O primeiro obriga hospitais da rede privada a informar aos idosos sobre o direito de manterem acompanhante, enquanto estiverem internados ou em observação. O segundo, em parceria com Daniel Diniz (PT), denomina de David Ribeiro uma via localizada na Vila Tomaz, no Bairro Tomazetti.

Manoel Badke – Maneco (DEM) também pretende batizar uma rua. A via em questão está localizada no Distrito de Arroio Grande, o qual o democrata sugere o nome de São Pio.

Por fim, Luciano Guerra (PT) quer atualizar um inciso que trata do Carnaval na Lei 5557/2011, que consolida as datas municipais. O objetivo do petista é dar fim a uma dúbia interpretação do texto, o qual dá a entender que a tradicional festa de rua é de responsabilidade do Poder Público. Desta forma, Guerra espera incentivar parcerias público-privadas para a realização do evento.

Comissões

Os vereadores também vão discutir, nesta manhã, a constituição de duas comissões especiais. Daniel Diniz quer formar um colegiado para fiscalizar a manutenção de serviços públicos de infraestrutura e iluminação nas vias urbanas e rurais; já Valdir Oliveira (PT) quer uma comissão para acompanhar os processos de regularização das áreas de ocupação da continuação da Rua Carazinho, na Vila Bela União, e da ocupação da Vila Oliveira.

Receita Estadual

O governo do Estado firmou um novo contrato com a Villar Incorporações para locação de três salas e oito boxes de garagem para a Delegacia da Receita Estadual de Santa Maria, com área total somada de 896,2074 m². O valor mensal do aluguel do imóvel, na Rua Alameda Buenos Aires: R$ 25 mil (AQUI).

Covid-19

Publicado o contrato celebrado entre o Estado do Rio Grande do Sul e o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e a UFSM (UFSM), cujo objetivo é organizar e implementar sistema estruturado para realização de testes laboratoriais para covid-19 (SARS-CoV-2).

A realização de diagnóstico será feita pela metodologia PT-PCR, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde e do Centro de Operações de Emergências (COE-RS). O prazo de vigência do acordo é de seis meses (AQUI).

Moral da história: use logo da OAB com moderação. Mas não em ação partidária

Outro nível

O pré-candidato a vereador Nicolas Xavier – Nicão (PP) divulgou um vídeo no Facebook no qual utilizava uma máscara com a logo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O presidente da subseção da OAB/SM, Péricles Larmatine da Costa, não curtiu a postagem e de um puxão de orelhas no rapaz pelo uso da logo. O vice-presidente do PP/SM, Marco Jacobsen, não gostou do comentário de Costa e foi defender seu correligionário.

A partir daí, pegou fogo no parquinho, com direito a termos do tipo “com toda a veemência que o ilustre tem…” ou “creio que o desrespeito ao ora asseverado…”. Treta de advogados é outro nível…

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Para mim quem usar este simbolo da OAB o meu voto já não tem…..FORA OAB Nacional , Estadual e Municipal…tudo partidaria e ponto final.

  2. Deili: mais um projeto com todo jeito de ser inconstitucional e outro inócuo. Maneco e Guerra: ambos projetos inócuos.
    Metodologia PT-PCR? Transcriptase reversa, RT em inglês. Se fosse PT o teste não funcionaria. Alas, setor publico e lento, recém estão dando jeito nos testes.
    Kuakuakuakuakua! OAB e politica em geral não têm exatamente imagem acima de qualquer critica ultimamente. Aparentemente nada de grave, não chegaram no ‘a mãe do ilustre tem como atividade remunerada regular o coito com desconhecidos’. Kuakuakuakua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo