EM CASA. “Streaming”, opção de entretenimento. E também, por que não, para popularizar conhecimento

EM CASA. “Streaming”, opção de entretenimento. E também, por que não, para popularizar conhecimento

EM CASA. “Streaming”, opção de entretenimento. E também, por que não, para popularizar conhecimento - bf02680e-valéria-streaming-840

Estudo do “The State of Mobile 2019”: o Brasil é o segundo país do mundo que gasta mais horas com streaming, só atrás dos indianos

Por VALÉRIA AUZANI (com foto do FreePik/site gratuito), Especial para o Site (*)

Cada vez mais os canais tradicionais de televisão estão sendo deixados de lado por canais de streaming (uma forma de distribuição digital) de vídeo.  O que causa esse grande sucesso é o grande número de filmes, séries e documentários que podem ser assistidos online sem realizar o download do arquivo. No Brasil, o mais famoso é a Netflix, porém ainda existem outros que podem disponibilizar de bons conteúdos como o Crackle, Telecine Play, HBO Go, NetMovies, Google Play, iTunes Store, Amazon Prime, entre outros.

“Eu gosto muito de passar meu tempo livre vendo séries e/ou filmes na Netflix, principalmente como forma de entretenimento, e vejo essas plataformas como facilitadores do acesso a essas mídias. Normalmente séries me atraem mais que filmes ou documentários, então o principal tipo de conteúdo são séries”, conta Natanael Henrique Cielo, estudante de Engenharia Química – UFSM.

É um fato que livros são formas quase que insubstituíveis para melhorar os conhecimentos. Mas também há outros tipos de meios para aprender coisas novas. Como por exemplo, nas plataformas de streaming, conteúdos das mais diversas áreas são encontradas. Além de ser uma forma de entretenimento, também pode ser uma forma de melhorar conhecimentos. Mas será que as plataformas de streaming podem servir para complementar a educação? “Não acredito que complemente, mas que seja o estopim para isso, por exemplo alguns documentários que eu já vi e achei eles interessantíssimos e me motivaram a pesquisar mais sobre o assunto e aprofundar conhecimentos” conta Cielo.

Há diversas séries, filmes e documentários que podem servir de novos aprendizados sobre um assunto. De acordo com o estudante, ele já aprendeu algumas coisas com documentários e até mesmo um novo idioma. “Eu assisti o documentário ‘Explicando’, que relata em episódios curtos vários assuntos diferentes, que me motivaram a aprender mais sobre o assunto. Outro documentário que eu assisti junto com a família é ‘Nosso Planeta’, que fala sobre o planeta Terra e sobre a natureza. Outra coisa que aprendo muito é a língua inglesa, já que costumo assistir as séries legendado em inglês mesmo, assim consigo praticar o idioma.” Em algumas tramas de filmes por exemplo, podem ser aprendidos fatos históricos, questões políticas, econômicas e sociais que não foram aprendidas antes.

Na já mencionada série documental ‘Explicando’, o enredo trata em episódios curtos sobre diferentes temas atuais envolvendo também questões sociais. O objetivo da série é em poucos minutos de cada episódio popularizar o conhecimento sobre algumas áreas. Além de possuir uma narrativa bastante objetiva e também clara, a série contém comentários/depoimentos de especialistas sobre cada assunto tratado. Além dessa, podem ser encontradas diversos outros assuntos que podem agregar em diferentes áreas, algumas delas como cultura, história e arte.

(*) Valéria Auzani é acadêmica de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *