Artigos

Protesto dos agricultores europeus é usado para atacar as leis ambientais do Brasil – por Carlos Wagner

Aqueles que se organizaram para lutar pelo desmonte das leis ambientais do Brasil estão aproveitando a barulhenta greve dos agricultores europeus para fazer as suas pregações negacionistas em relação ao futuro do planeta caso nada for feito para deter o crescimento da poluição. Nas conversas com jornalistas, eles estão dando ênfase à reclamação dos produtores europeus, em especial dos franceses, contra o alto custo e as limitações impostas à atividade agropecuária pelas leis ambientais da União Europeia (UE), o bloco político e econômico que reúne 27 países que somam 447 milhões de habitantes, 6% da população mundial. O alto custo e as restrições impostas aos agricultores europeus é uma entre as mais de 30 pautas. O recado que aqueles que lutam pelo desmonte das leis ambientais estão passando é simples: “Olhe aí, nós estamos falando que as leis ambientais custam muito caro”. O que não estão dizendo, e os repórteres não se deram conta, é que não são os agricultores europeus e brasileiros que pagam esses custos de produção. Por um motivo simples: eles são repassados para os preços dos produtos, portanto, quem paga a conta são os consumidores.

Há outro motivo, que por sinal é muito importante. A luta pelo meio ambiente é antiga, sangrenta e grandiosa, por defender a continuação do mundo como o conhecemos. Cito dois mártires: Chico Mendes, seringueiro e sindicalista que defendia a Floresta Amazônica do avanço dos pecuaristas. Em 1988, foi tocaiado e morto a tiros na porta da sua casa, em Xapuri, pequena cidade no interior do Acre. Tinha 44 anos de idade. E a religiosa americana Doroty Stang, defensora da Amazônia contra os grileiros de terra. Em 2005, aos 73 anos, foi morta com seis tiros por pistoleiros contratados por grileiros em Anapu, município do interior do Pará. Tudo que relatei significa que o agricultor que não se adaptar às regras ambientais está fora do jogo. Os organizadores da luta pelo desmonte da legislação ambiental são os parlamentares da bancada ruralista no Congresso. A Bancada do Boi, como era conhecida antigamente, é coordenada pelo deputado federal Pedro Lupion (PP-PR). Ao apostar no desmonte das leis ambientais, a bancada ruralista está dificultado a vida dos agricultores brasileiros e facilitando a dos seus concorrentes, os agropecuaristas americanos e europeus. Escrevi sobre o assunto em junho de 2023 no post Bancada ruralista deu na bandeja a cabeça do agronegócio aos seus concorrentes estrangeiros.

Ao que falei acima, eu acrescento que o agronegócio brasileiro está vivendo um momento muito delicado da sua existência, que é a sucessão familiar. Os velhos, também conhecidos como pioneiros, estão passando os negócios para os filhos. É exatamente nesse momento que os grandes conglomerados industriais e de outros setores econômicos entram na jogada, tentando adquirir as propriedades rurais. Há um trabalho articulado de bancos, comerciantes e prestadores de serviços para convencer os herdeiros a não vender as suas fazendas para os grandes conglomerados. Se isso acontecesse, as propriedades passariam a ser administradas à distância. Portanto, haveria o esvaziamento populacional e do fluxo comercial de dezenas de cidades que cresceram ao redor das propriedades. Venho acompanhando essa história da sucessão desde a década de 90. Além de inúmeras reportagens, publiquei dois livros sobre o assunto: O Brasil de Bombachas – As novas fronteiras da saga gaúcha (1995) e De Pai para Filho na Migração Gaúcha (2019). Vou fazer uma lembrança que julgo necessária. O agronegócio de que falo não é aquele que, de maneira incorreta, os meus colegas se referem como sendo uma atividade exclusivamente de grandes produtores de soja, algodão, cana-de-açúcar ou carnes. A realidade não é essa. O agronegócio compreende grandes, médios e pequenos produtores espalhados pelo território nacional. Geralmente, os pequenos, além de grãos, produzem também carnes (suínos, aves e peixe), leite e frutas. Eles abastecem as agroindústrias, que por sua vez geram milhares de empregos nas cidades do interior. Sempre que tenho oportunidade tento esclarecer quem são os produtores que formam o que chamamos de agronegócio.

Claro, é do jogo. O pessoal que se organizou para desmontar as leis ambientais tenta vender o seu peixe para os jornalistas. Eles não são os únicos. Fazem parte de uma longa fila de representantes de setores políticos, econômicos, empresariais e outros que adoram camuflar no meio dos seus depoimentos para a imprensa mensagens sobre os seus objetivos. Já foi muito fácil identificar essas mensagens antes misturá-las à reportagem. Hoje é mais difícil, porque o número de jornalistas nas redações reduziu-se drasticamente. E a carga de trabalho aumentou consideravelmente. Em consequência, existe a chance real do depoimento de um lobista ser publicado no jornal, desde que não seja um tremendo absurdo. As principais manchetes sobre o movimento dos agricultores europeus referiam-se à exigência de não permitir o acordo entre a União Europeia e o Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O acordo envolve o comércio de mercadorias, em especial produtos agropecuários. E vem sendo discutido nas últimas duas décadas. Todos os envolvidos sabem que as chances dele ser aprovado sempre foram mínimas. O assunto que merecia mais atenção da imprensa local era a reclamação dos europeus de concorrência desleal com os produtos brasileiros, porque as nossas leis ambientais são menos rígidas do que as deles. E que as existentes são desrespeitadas. Citam o caso da venda ilegal de madeiras da Floresta Amazônica. Para arrematar a nossa conversa. Na sua lida diária, os repórteres cometem erros de informação. Faz parte. O importante é admiti-los e corrigi-los. Erro é uma coisa. Sacanagem é outra, um assunto para a polícia. O que não existe é perdão para repórter ingênuo.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

(*) O texto acima, reproduzido com autorização do autor, foi publicado originalmente no blog “Histórias Mal Contadas”, do jornalista Carlos Wagner.

SOBRE O AUTOR:  Carlos Wagner é repórter, graduado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, pela UFRGS. Trabalhou como repórter investigativo no jornal Zero Hora de 1983 a 2014. Recebeu 38 prêmios de Jornalismo, entre eles, sete Prêmios Esso regionais. Tem 17 livros publicados, como “País Bandido”. Aos 67 anos, foi homenageado no 12º encontro da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), em 2017, SP.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

10 Comentários

  1. Resumo da opera é simples, qualquer acordo tem que ser muito bem conversado para evitar conflito, tem que ser bom para a maioria e os prejudicados tem que ter alguma compensação. Do jeito que está é ‘medidas socadas de cima para baixo goela abaixo’, a grande maioria indiferente e os prejudicados ‘que se lasquem sem reclamar caso contrario são fascistas’. Tudo muito ‘democratico’ diga-se de passagem.

  2. Outro aspecto da Europa é o cultural. Pequenos produtores fornecendo trigo/farinha para padarias artesanais. A produção de aceto balsamico atravessando gerações. O prosciutto é bem diferente do nosso presunto. O cheddar é bem diferente da porcaria industrializada produzida por aqui. Todo um modo de vida ameaçado CE afora. Questão toda, ao menos olhando daqui é que deveriamos nos tornar mais parecidos com eles. Não exportar lixo alimentar para encher os bolsos de um punhado.

  3. Protestos também já aconteceram no Canada. Motivos semelhantes. Outra semelhança? Como as ideias de jerico dos burocratas de ar condicionado são bandeiras da esquerda todos foram carimbados como ‘extrema direita’. Direita até apareceu para apoiar, mas segundo a cartilha da esquerda ninguem pode defender seus interesses, todos tem que ‘apanhar quietinhos’. Caso contrário ‘são fascistas’.

  4. Burocratas tomando decisões sem levar os atingidos em conta levou a disturbios politicos. Limitação da emissão de nitrogenio (leia-se adubo) proximo a reservas ecologicas. Propostas de ‘tributo sobre as emissões de carbono’, obrigatoriedade de ‘repouso’ de parte das propriedades ‘para a terra repousar’. Tudo levando a aumento de custos e desemprego.

  5. Na França o numero de suicidios no setor aumentou. Vinhedos estão sendo reduzidos, as novas gerações consomem alcool de outro tipo e por outros motivos. Importações da Ucrania (para ‘dar uma força’ por causa da guerra) deixaram muitos na mão. Importações da America do Sul não são problema só por conta da Amazonia, existem defensivos agricolas que são banidos por la, mas os produtos são importados sem levar isto em conta.

  6. Italia regula em area superficial com o RS. França com a Bahia. Competição é muito desigual, principalmente para os medios e pequenos produtores. Alas, esquerda tupiniquim incentiva os pequenos e medios daqui, os da Europa podem ser lascados pelos grandes produtores brasileiros.

  7. ‘Citam o caso da venda ilegal de madeiras da Floresta Amazônica.’ Como no roubo de fios e cabos de energia, quem compra?

  8. ‘[…] o agronegócio brasileiro está vivendo um momento muito delicado da sua existência, que é a sucessão familiar. Os velhos, também conhecidos como pioneiros, estão passando os negócios para os filhos. o agronegócio brasileiro está vivendo um momento muito delicado da sua existência, que é a sucessão familiar. Os velhos, também conhecidos como pioneiros, estão passando os negócios para os filhos.’ ‘Agronegocio’ não são só os produtores, embarca toda a cadeia, inclusive fabricantes de maquinas. Sucessão não é como na epoca mesozoica. Fazendas, ao menos a maioria, são empresas. Sucessão é um emaranhado juridico, com holdings e o escambau.

  9. ‘[…] é que não são os agricultores europeus e brasileiros que pagam esses custos de produção. Por um motivo simples: eles são repassados para os preços dos produtos, portanto, quem paga a conta são os consumidores.’ Microeconomia. Elasticidade da oferta e da demanda. Em alguns produtos o preço aumenta e a demanda não se altera muito. Em outros não acontece isto. Se o preço da carne de gado sobe o pessoal migra para o frango e o porco. Bastante basico. Produtor fica ‘com a mercadoria na prateleira’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo