Eleições 2020JudiciárioPolítica

ELEIÇÕES 2020. Tribunal gaúcho cria comissão para enfrentar a desinformação e as notícias falsas no RS

Por DANIEL CAMPOS (com imagem de Reprodução), da Assessoria de Comunicação Social do TRE/RS

Foi publicada no dia 21, a última terça-feira, a Portaria TRE-RS P n. 576, no âmbito da Justiça Eleitoral gaúcha, nomeando a equipe responsável por desenvolver formas de combate à desinformação causada pela disseminação de notícias falsas referentes ao pleito municipal de 2020.

A denominada “Comissão de Enfrentamento à Desinformação do TRE-RS” tem como presidente o diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS), desembargador Jorge Luís Dall’Agnol. Além do magistrado, são integrantes do grupo o diretor-geral do TRE-RS, Josemar Riesgo, o secretário judiciário da instituição, Rogerio Vargas, o secretário de Tecnologia da Informação, Daniel Wobeto, o assessor-chefe da Presidência, João Marcelo Longhi, o assessor de comunicação, Cleber Moreira, e o gerente do Núcleo de Ouvidoria, Augusto Schulz.

O principal foco de trabalho da comissão será a discussão de medidas que possam ser adotadas para melhorar o entendimento do cidadão sobre o funcionamento do processo eleitoral, buscando assim mitigar o alcance das informações incorretas compartilhadas, principalmente por usuários de redes sociais e aplicativos de envio de mensagens, durante o período eleitoral.

Primeira ação no combate à desinformação

A primeira ação concreta tomada pela equipe foi a realização de parcerias com as principais rádios da capital do estado para veiculação de peças sonoras, com 30s de duração, contendo esclarecimentos sobre temas referentes à atuação da Justiça Eleitoral e que são passíveis de dúvidas por uma parcela da população.

Além disso, por meio de colaboração com a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), os spots serão distribuídos para outras 321 rádios, associadas à entidade, e localizadas no interior e capital do Rio Grande do Sul.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo