EstadoMídiaSegurança

SEGURANÇA. Maior grupo de mídia do Estado toma posição. Define a opção por Schirmer: ‘decepcionante’

Schirmer, Sartori e (atrás) o vice-governador José Pedro Cairoli, que comandava até hoje o chamado “Gabinete da Crise” (foto Karine Viana/Palácio Piratini)
Schirmer, Sartori e (atrás) o vice-governador José Pedro Cairoli, que comandava até hoje o chamado “Gabinete da Crise” (foto Karine Viana/Palácio Piratini)

O Grupo RBS, maior conglomerado de mídia do Estado e que, de repente, esqueceu ter apoiado intensamente todas as ações do governador José Ivo Sartori, de repente parece ter mudado de posição. Pelo menos em relação à gestão da segurança pública.

Mais que isso, assume posição frontalmente contrária à escolha do prefeito de Cezar Schirmer para a Secretaria de Segurança do Estado. Tanto que a posição da empresa foi expressa em editorial publicado agora há pouco no site do jornal Zero Hora.

O texto é este:

Escolha decepcionante 

Entre delimitar o início de uma reviravolta na segurança, que deveria partir de um choque de credibilidade, e prestigiar um antigo companheiro de partido, o governador optou, tristemente, pela segunda opção.

É lamentável, decepcionante e surpreendente que, no momento da maior crise da segurança da história do Rio Grande do Sul, o governador José Ivo Sartori tenha se decidido pelo coração e pela cor política para comandar a área mais dramática de seu governo. Quando todo o Estado esperava um nome com conhecimento e trajetória comprovadas na área, capaz de liderar um corpo funcional já desestimulado pela falta de equipamentos e pessoal, sem contar os seguidos atrasos nos vencimentos, a escolha do prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, é previsivelmente recebida com reações que vão do ceticismo à perplexidade e até indignação.

Mesmo que o prefeito seja um político experiente e as instâncias legais o tenham isentado até agora de culpa na tragédia da Kiss, sua administração é indelevelmente associada às circunstâncias que levaram à morte de 242 pessoas, pelas quais o Rio Grande do Sul ainda está e estará de luto por muito tempo. Ter desconsiderado a realidade óbvia de que Schirmer terá, sob seu comando, o Corpo de Bombeiros e a política de segurança, desgasta profundamente a imagem do governo. Mais que tudo, porém, revela que, entre delimitar o início de uma reviravolta na segurança, que deveria partir de um choque de credibilidade, e prestigiar um antigo companheiro de partido, o governador optou, tristemente, pela segunda opção.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Bem, o governo do estado está desrespeitando a sua real secretaria de planejamento, que é a RBS. Portanto, deve ser punido pela desobediência, com um editorial. Mas, daqui a pouco o governador se senta com a Rosane de Oliveira (ou o texto não é dela?), ou algum chefe da empresa e pronto, combinam a continuidade da vida, da vida ruim para a segurança, para os servidores e para 70% dos gaúchos.

  2. O nosso governador mostra que não tem conhecimento sobre segurança pública a falta de preparo em momentos de crise, optando pela bandeira partidária de um partido que nunca soube governar mostrando ser um acéfalo, demente e que está debochando do povo gaúcho. Impeachment neste demente.

  3. Claudemir pelo nosso trânsito eu acho que devem ser revidas algumas alterações que forão feitas que em nada ajudou além de rever as sinalizações que não forão alteradas! E pela falta de fiscalização pois o Sinal Vermelho continua dando direito de 4 ou 5 veículos continuarem avançando na via com o sinal fechado!! Isto dava uma bela arrecadação se fiscalizada pelo menos um dia aqui em Santa Maria!

  4. Maior grupo de mídia do Estado pode achar tudo o que quiser. Por uma questão de coerência, a opinião será ignorada como sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo