IgrejaReligião

RELIGIÃO. Irmã Lourdes Dill e um século da chegada das “Filhas do Amor Divino” ao território brasileiro

100 anos da presença profética no Brasil

Por Irmã LOURDES DILL, FDC (*)

No dia 19 de julho de 2020, as Irmãs Filhas do Amor Divino da Província Nossa Senhora da Anunciação celebram com alegria e jubilo a chegada das primeiras Irmãs ao Brasil. Foi no longínquo 19 de julho de 1920, que chegaram em terras Brasileiras as Irmãs Maria Teresina Werner e Maria Constantina Resch, juntamente com três Postulantes. Após vários meses de viagens de navio, vieram para implementar no Brasil a Missão das Filhas do Amor Divino, um grande legado deixado por Madre Francisca Lechner, Fundadora da Congregação em Viena, Áustria em 21/11/1868. O legado: O Carisma – Viver o amor filial ao Pai e fraterno/soronal aos irmãos e irmãs; A missão – Tornar o amor de Deus visível no mundo; e As Irmãs se dedicam: à saúde, à educação, à pastoral paroquial, às missões e ao serviço social, entre outros.

Conhecendo o sonho missionário de Madre Francisca Lechner, Fundadora da Congregação das Filhas do Amor Divino, de expandir o Carisma do Amor Divino para fora do Império Austro-Húngaro e, imbuída de um profundo ardor missionário, Irmã Teresina Werner desenvolveu um longo e paciente processo de preparação para a realização desse sonho missionário, em terras brasileiras.

Em 1920, as Irmãs, logo após a chegada em Serro Azul, RS, hoje Cerro Largo, iniciaram imediatamente, sua ação missionária. Duas semanas após a chegada, assumiram uma Escola Paroquial com 80 alunas mesmo com dificuldade na língua portuguesa. No ano seguinte abriram um Internato com 20 moças e um “Jardim de Infância”. Foi um período de multiplicação de Escolas Católicas no Brasil.

Como a Escola se tornou pequena demais para atender as necessidades das crianças em 1922, Irmã Teresina Werner adquiriu um terreno de sete hectares para construir um Colégio no local onde se encontra o atual convento Nossa Senhora da Anunciação, em cima do morro que as Irmãs denominaram “Morro São José”. Esta Escola iniciou suas atividades no dia 31 de janeiro de 1925. As matrículas cresceram tanto que em 1948, foi iniciada a construção do Educandário Nossa Senhora da Anunciação, o atual Centro de Atividades Múltiplas Anunciação, em Cerro Largo, RS.

Como o Amor Divino não tem fronteiras, a sua expansão é um processo que se concretiza de muitas maneiras, em muitos lugares, tendo como critério a necessidade das filhas e filhos de Deus. Assim, ao longo dos anos, os pedidos se multiplicaram, a partir de Bispos, Sacerdotes e Comunidade. As solicitações foram atendidas na Província Nossa Senhora da Anunciação que hoje atuam em 27 Comunidades na Província do Sul do Brasil.

As Irmãs Filhas do Amor Divino, têm na Igreja a vocação de tornar o Amor de Deus visível no mundo. A fronteira do Amor de Deus é um Amor sem medida e sem fronteiras.

Ao celebrar a memória dos 100 anos de chegada ao Brasil é um marco histórico no qual Irmã Teresina Werner e suas companheiras foram enviadas a fim de promover a abertura e expansão da Congregação, para a Universalidade Missionária. A Província do Sul do Brasil está presente nos Estados do Paraná, Pará, Goiás e Rio Grande do Sul e no Equador, África, Colégio Pio Brasileiro em Roma. A Congregação atua em 03 Continentes e 20 Países, na Educação, na Saúde, Pastoral e atividades sociais.

O Jubileu é o “Ano da Graça do Senhor”, é tempo de retomar o caminho, reconhecer tudo o que deu certo e louvar ao Criador que conduziu a história. Jubileu também é tempo de retomar o que se perdeu e que se desviou do caminho, para avançar com mais fidelidade e coerência Evangélica e a dedicação no trabalho social com os mais excluídos e clamam por ajuda.

Que esse ano jubilar, ajude a cada Filha do Amor Divino, Leigos e Leigas que vivenciam o Carisma, bem como a todo Povo de Deus que é contemplado com a missão, fortalecer com a Profecia, Mística e Solidariedade na vivência do Amor Divino que nos inquieta e nos convoca a avançar na Ação Evangelizadora e Missionária no Brasil e no mundo.

Em Santa Maria, as Irmãs Filhas do Amor Divino tem a sua sede Provincial no Provincialado Cristo Rei, em frente ao Bispado e coordenam o Centro Social Madre Francisca Lechner na Nova Santa Marta, o trabalho Social-Caritas do Banco da Esperança, do Projeto Esperança/Cooesperança e da FEICOOP (Feira Internacional do Cooperativismo), Feira da Primavera, Feirão Colonial, com muitos voluntários, apoiadores e Entidades Parceiras. Hoje, a Congregação das Filhas do Amor Divino tem duas Províncias no Brasil: Rio Grande do Norte, em Natal, a Província Nossa Senhora das Neves; e no Rio Grande do Sul, em Santa Maria, a Província Nossa Senhora da Anunciação.

“Nenhuma Alegria sem um obrigado a Deus” (MFL)

(*) A Irmã Lourdes Dill, da Congregação Filhas do Amor Divino, é Coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança e do Banco da Esperança da Arquidiocese de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo