Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta sexta: o efeito do papo entre Sartori e Schirmer é limitado pela falta de troco

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta sexta-feira, 3 de abril, no jornal A Razão:

Parceria entre governador e prefeito, não há dúvida: existe (foto Luiz Chaves/Piratini)
Parceria entre governador e prefeito, não há dúvida: existe (foto Luiz Chaves/Piratini)

Vontade até que há. No entanto, o troco…

Parece inequívoco o prestígio do prefeito Cezar Schirmer junto ao governador José Ivo Sartori. Tem muito a ver com a questão partidária – ambos são históricos no PMDB gaúcho -, mas há, claro, uma empatia e uma camaradagem política dos tempos em que ambos frequentavam o mesmo plenário, na Assembleia Legislativa.

Isso significa, objetivamente, que um tem o telefone direto e pessoal do outro e podem se apoiar mutuamente. No caso de Santa Maria, que é o que interessa ao leitor, existe um canal direto através do qual o comandante do Palacete da SUCV pode papear diretamente sobre as demandas da comuna. Sem intermediários – como se viu no encontro de ambos na quarta-feira, na capital.

Só há um problema nisso tudo. E que pode ser, convenhamos, definitivo: a assumida, propalada e trombeteada falta de troco do Estado. É o óbice. Que pode ser intransponível. Não obstante a vontade de um amigo ajudar o outro.

POR 2016

SE NÃO SE MEXER BEM RÁPIDO, DANÇA

Para quem pensa não haver movimentação em torno de 2016, os exemplos no sentido contrário são cada vez mais eloquentes. Inclusive porque há prazos legais (busca de filiação em algum partido ou para virar a casaca, por exemplo, só até o final de setembro) que correm bastante céleres. Daí que é bom prestar atenção a alguns movimentos, na comuna.

POR 2016 (2)

BATATAS COMEÇAM A SE ACOMODAR

Alguns partidos menores, que não serão protagonistas no próximo ano, também fazem seus movimentos. Um dos que estaria ativo, quem sabe até deixando a atual aliança governista (“o não cumprimento de acordos” seria a alegação) e até pré-lançando candidato a prefeito é o PSB. A conferir.

EM ALTA

PIMENTA SOBE NO CONCEITO DE DILMA

Há dois significados bastante evidentes, na escolha de Paulo Pimenta para ser o vice–líder do governo de Dilma no Congresso. Um óbvio: o sinal de prestígio do parlamentar petista de Santa Maria junto ao Palácio do Planalto. E que o fará ter que se desdobrar, na medida em que preside também a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara.

PT/SM

JÁ SE SABE QUEM NÃO CONCORRERÁ

O segundo efeito da assunção de Pimenta à vice-liderança do Governo é local. Fica cada vez mais evidente (se alguém ainda duvidava) que ele está fora da disputa municipal e se consolida, ainda que ele se recuse a falar, Valdeci Oliveira como o petista que vai tentar a Prefeitura.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo