CampanhaEleições 2012PesquisaPolítica

PESQUISA IBOPE. Índice de aprovação do governo, o trunfo de Schirmer e o grande problema dos opositores

Perguntados pelos entrevistadores do Ibope, na pesquisa encomendada pelo Grupo RBS e publicada no final de semana pelo Diário de Santa Maria, 59% dos eleitores santa-marienses consultados avaliaram como boa ou ótima a atual administração municipal, liderada por Cezar Schirmer (PMDB). Questionados se aprovam ou desaprovam o governo da comuna, no mesmo levantamento, 69% cravaram na primeira hipótese.

Na avaliação deste editor, estão justamente nas respostas a essas duas questões as grandes dificuldades a ser transpostas pelos principais candidatos oposicionistas, para tentar barrar a vitória (que hoje pareceria inevitável) da candidatura governista. E, na contrafação, é o principal trunfo a levantar a aliança Schirmer/Farret – que tem bastante facilitada a tarefa de convencer o eleitorado.

Isso significa que a eleição está decidida? A história (inclusive de pleitos locais) não recomenda afirmar isso. Mas também seria uma estultice não considerar esta como a hipótese mais provável. A rigor, o que a coligação PMDB/PP precisa fazer são duas coisas: manter o discurso e a estratégia e evitar erros – o que sempre é possível. Se assim procederem, dificultarão ainda mais a tarefa de seus principais (e únicos) adversários, o tucano Jorge Pozzobom (no segundo posto, segundo a pesquisa) e a petista Helen Cabral (em terceiro).

Quanto a estes, precisarão elaborar uma estratégia capaz de convencer o eleitor de que são alternativa melhor àquela que hoje, diz a pesquisa, aprovam. A um mês do final da campanha, é, convenhamos, uma empreitada e tanto, a julgar pelos números apontados pelo levantamento do Ibope.

Para conhecer os índices gerais da pesquisa, você pode conferir o texto publicado pelo sítio ainda na madrugada de sábado (AQUI).

Para conferir o gráfico publicado no Diário de Santa Maria, com os índices da tendência de voto espontânea e estimulada, e também a avaliação do governo Schirmer, além do percentual de rejeição dos concorrentes, basta clicar AQUI.

E para ler a reportagem principal do DSM acerca da pesquisa realizada entra a terça e quinta passadas, com 602 entrevistados e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número RS-00100/2012, basta acessar AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. A VERDADE!

    Pesquisa não ganha eleição para ninguém. Ganha eleição o povo votando no dia 7 de outubro.

    Já tivemos BEM PRÓXIMO DE NÓS, casos de pessoas que estavam com mais de 60% nas pesquisas e PERDERAM, bem como pessoas que estavam com 4% de início e venceram as eleições!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo