CIDADE. Prefeitura divulga licitação para renovar a iluminação pública. Serão trocadas 1.377 luminárias
Por JOÃO PEDRO LAMAS (com foto de Arquivo/AIPM), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A Prefeitura de Santa Maria publicou, na última quinta-feira (13), o edital de licitação para renovar o parque de iluminação pública de Santa Maria. O Executivo Municipal busca contratar uma empresa que forneça material, mão de obra, veículos, ferramentas e equipamentos para a execução do serviço. O novo sistema vai trazer tecnologia, redução de custos e eficiência na iluminação pública para a população de Santa Maria.
Conforme o documento, há previsão de remodelação e qualificação da iluminação de 2.052 pontos em diferentes regiões da cidade. Haverá, ainda, a substituição de 1.377 luminárias. Além disso, está prevista a expansão do sistema com a instalação de mais mil luminárias.
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O projeto prevê a troca de lâmpadas antigas por novas (tipo LED) e otimização dos pontos, com correção das luminárias existentes a partir da troca de componentes para padronização e melhoria na luminosidade (refletores e reatores, por exemplo). As luminárias retiradas das vias na Região Central serão realocadas em novos pontos em bairros, vilas e distritos. Com isso, a perspectiva é de mais iluminação em 22 ruas e avenidas, 62 praças e parques, 28 largos, triângulos, trevos, rótulas e no Calçadão Salvador Isaia.
“A maioria das luminárias nas vias e espaços públicos foi instalada há mais de 30 anos. A instalação de novas luminárias proporcionará maior qualidade de reflexividade e luminosidade e redução do consumo de energia elétrica”, conta o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, José Antônio Gomes.
O trabalho deverá ser realizado pela empresa contratada ao longo de 270 dias a partir da assinatura da ordem de serviço. Após 60 dias desse prazo, já deverá ter sido instalado e estar operando um sistema de software que permita o gerenciamento do sistema de iluminação pública na cidade. Isso porque pelo menos 100 luminárias contarão com telegestão, ou seja, poderão ser controladas e monitoradas remotamente. Há previsão, também, de que haja uma média de 115 substituições de luminárias por mês e otimização de 56 pontos, em um total de 675. Assim, a população perceberá as melhorias ao longo do tempo, e não só ao final do serviço todo.
O orçamento é de R$ 3.930.824,96. Parte dos recursos investidos são do Fundo Municipal de Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Fumcip). Santa Maria arrecada cerca de R$ 750 mil mensais com o Fumcip. O projeto da Prefeitura para utilizar os recursos foi aprovado pelo conselho do fundo.
“Boa parte do recurso que vai ser utilizado para essa obra sai do Fumcip. É um retorno à população em forma de melhorias no patrimônio público”, relata o secretário de Finanças, Mateus Frozza.
A abertura dos envelopes com os nomes das empresas interessadas na execução do serviço está prevista para 16 de setembro, às 10h.
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