COVID. Fiscalização da Prefeitura faz 334 vistorias em uma semana. Além das notificações, um local fechado

COVID. Fiscalização da Prefeitura faz 334 vistorias em uma semana. Além das notificações, um local fechado

COVID. Fiscalização da Prefeitura faz 334 vistorias em uma semana. Além das notificações, um local fechado - f99814cd-prefeitura-fiscalizaçãoPor JOÃO PEDRO LAMAS (texto) e CAMILLO LICÍNIO (arte), da Assessoria da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Fiscalização Municipal Integrada, realizou 334 vistorias entre 31 de julho e a última quinta-feira (6), em diferentes regiões da cidade. Houve a emissão de 29 notificações e um auto de infração. Além disso, um estabelecimento comercial precisou ser fechado. Todo esse esforço dos agentes públicos busca garantir a segurança da população em meio à pandemia de Covid-19. A estratégia é simples, porém, eficaz: fiscalização constante para assegurar o cumprimento das novas medidas sanitárias e de distanciamento social.

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) percebeu uma queda, em média, no número de denúncias recebidas, principalmente, por meio do número de telefone 153. Apesar disso, em comparação com a semana passada, o número aumentou: foi de 195 para 403, um crescimento de mais de 100%. Isso é atribuído, principalmente, ao clima mais quente dos últimos dias.

Sexta-feira, a partir das 18h, segue sendo o dia com o maior número de denúncias recebidas, principalmente relativas às aglomerações de pessoas junto de estabelecimentos comerciais e de vias públicas. A situação persiste até a madrugada de sábado. Isso se reflete no número de casos atendidos pela fiscalização: houve 22 casos de aglomerações de pessoas fiscalizados, além de 24 distribuidoras de bebidas e 32 bares vistoriados, locais onde a constatação do problema é mais recorrente. Atualmente, o principal desafio do Poder Público é fazer com que os estabelecimentos comerciais cumpram o horário de funcionamento, pois são os principais responsáveis por causar aglomerações de pessoas.

O Ciosp tem registrado, também, aumento nos casos de aglomerações de pessoas junto aos postos de combustíveis. Foram 11 só na última semana. O aumento foi acompanhado pelo crescimento de denúncias de aglomerações em residências, onde pessoas se reúnem para confraternizar, o que é contraindicado pelo Poder Público. Nesses casos, o Executivo Municipal conta com o apoio da Brigada Militar (BM).

A Guarda Municipal tem reforçado a fiscalização em locais de convívio comum, como parques, praças e outras espaços de lazer. Aos domingos, por volta das 16h, há movimento intenso de público, seja para confraternização ou prática de exercícios físicos.

“A equipe está trabalhando de maneira integrada e coesa para atender a maior faixa territorial do Município. Está preparada a orientar e direcionar a população de Santa Maria de forma que todos possam se sentir um pouco mais seguros frente a essa situação sem precedentes que estamos enfrentando. No entanto, cabe à população respeitar as medidas de segurança para evitar que a doença se dissemine mais e, consequentemente, haja mais internações hospitalares e mortes”, afirma o superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes.

O cenário em Santa Maria

Até quinta-feira (6), haviam sido notificados, no Município, 1.420 casos confirmados de Covid-19. Vinte e seis pessoas morreram em decorrência da doença. Há 2.103 casos suspeitos, com 3.098 descartados e 1.041 curados.

Para denunciar

Denúncias de descumprimento das medidas podem ser feitas à Guarda Municipal pelos números 153, (55) 99217-8122, 99167-4728 e 99167-8452 (os celulares, somente via WhatsApp). A Superintendência da Guarda Municipal enfatiza que esses números são exclusivos para o registro de denúncias.

Alvos da fiscalização (de 31 de julho até 6 de agosto)

Academia (4)

Açougue (2)

Aglomerações de pessoas (22)

Agropecuárias (5)

Ambulantes (67)

Banco (2)

Barbearia (8)

Bares (32)

Consumo de bebida em via pública (9)

Cancha de bocha (1)

Casas noturnas (6)

Centro de preservação de animais (1)

Clínica médica (1)

Construtora (1)

Cursos profissionalizantes (3)

Distribuidora de bebida (24)

Escolas (3)

Farmácia (4)

Ferragem (3)

Frigorífico (1)

Fruteira (1)

Hotéis (2)

Lancherias (13)

Lavagem de carros (2)

Lojas (29)

Mercados (39)

Oficina mecânica (1)

Padarias (5)

Posto de combustíveis (11)

Quadras esportivas (9)

Restaurante (16)

Salão de beleza (1)

Salão de festa (1)

Sorveteria (1)

Templos religiosos (2)

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *