CulturaPrefeitura

CULTURA. Lançada a Feira do Livro de Santa Maria. Edição 2020 será online e vai de 1º a 10 de outubro

Rose, Badke e Brezolin, no lançamento: além dos vídeos sobre os homenageados, a campanha publicitária e os nomes do “Livro Livre”

Da Superintendência de Comunicação da Prefeitura Municipal, com foto de RONALD MENDES

Uma das principais atrações culturais de Santa Maria foi apresentada ao público durante uma live pelos canais do Theatro Treze de Maio. Neste sábado (22), ocorreu o lançamento da 47ª Feira do Livro de Santa Maria, que é uma realização da Prefeitura, da Câmara do Livro, da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Franciscana (UFN) e da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE). O evento, em formato híbrido por causa da pandemia de coronavírus, ocorrerá de 1º a 10 de outubro.

“A Feira do Livro é um espaço de múltiplas trocas, um evento que envolve a promoção do livro e da leitura de diversas formas. Quando a Praça não pode ser o espaço dos livros, dos encontros literários, da formação e da mediação, buscamos outro formato. Uma praça maior, onde os livreiros estão nos seus pontos de vendas; onde os lançamentos vão ocorrer obedecendo aos decretos e protocolos de enfrentamento à pandemia, em algumas livrarias. A programação cultural vai contar com os espetáculos infantis em forma de lives. O Livro Livre, que sempre foi palco de reflexão para importantes temas, vai continuar sendo. Porém, de forma virtual, com grandes nomes. Toda a programação especial é pensada entre a cultura e a educação, que une as Secretarias num planejamento único. Uma ação compartilhada pensando nas crianças que estão recebendo o ensino remoto, via rádio e vídeo-livros, dicas de leitura e muitas outras atividades que estão sendo planejadas para uma Feira diferente, voltada para a leitura e para a cidadania”, explica a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Rose Carneiro.

“É um desafio transformar um dos principais acontecimentos culturais de Santa Maria. Mas a certeza é de que os livros vão chegar até as pessoas, seja por redes sociais, seja por tele-entrega. Diversas livrarias em variados pontos já se disponibilizaram para fazer a Feira à sua maneira. A cultura tem que ser repensada e, por isso, vai sair mais fortalecida”, afirma o presidente da Câmara do Livro, Télcio Brezolin.

Atrações

Durante o lançamento da Feira do Livro, foram apresentados, em formato de vídeo, os homenageados desta edição. O patrono é o empresário Guido Cechella Isaia e o Escritor Homenageado é o professor Ronai Pires da Rocha. A Professora Homenageada é Laura Maria França Fernandes, que desenvolve atividades na Escola Estadual Padre Rômulo Zanchi, e o Homenageado é Carlos Alberto Bellinaso, autor de mais de duas dezenas livros e integrante da Academia Santa-Mariense de Letras e da Casa do Poeta de Santa Maria.

Durante a live, o público também conheceu a campanha publicitária, elaborada por acadêmicos e egressos do curso de Publicidade e Propaganda da UFN, e que foi apresentada pelo professor da universidade, Bebeto Badke. Também foram conhecidas as atrações do Livro Livre (confira abaixo). Mais informações no site feiradolivrosm.com.br.

Livro Livre

– 1º de outubro, às 19h30min
Djamila Ribeiro
A filósofa é um dos nomes mais conhecidos quando se fala em ativismo negro no Brasil. E tudo isso com um contorno pop: presença ativa nas timelines, acumula mais de 1 milhão de seguidores no Instagram. É presença constante nos crescentes espaços de debate sobre os movimentos das mulheres e na luta por diversidade. Conhecida como filósofa pop, Djamila faz jus ao título. Entre seus feitos, estão desde participações no programa Saia Justa, do GNT, até um programa de entrevistas conduzido por ela no canal Futura. Em 2016, foi nomeada secretária-adjunta de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo. É autora de livros, como “Pequeno Manual Antirracista” e “Lugar de Fala”

2 de outubro, às 19h
Rossandro Klinjey
Palestrante, escritor e psicólogo clínico, é fenômeno nas redes sociais com vídeos que já alcançaram a marca de mais de cem milhões de visualizações. Autor vários de livros, sendo os mais recentes, ‘As cinco faces do Perdão’, ‘Help: me eduque!’ e ‘Eu escolho ser feliz’. É consultor da Rede Globo em temas relacionado a comportamento, educação e família no programa Fátima Bernardes, além de colunista da Rádios CBN. Foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

4 de outubro, às 19h
Laurentino Gomes
Autor das premiadas obras “1808”, “1822” e “1889”, que resgatam detalhes da história brasileira, o jornalista e escritor paranaense Laurentino Gomes se deu conta de que o assunto mais importante do passado nacional era a escravidão. Foi pensando nisso que ele escreveu “Escravidão: Do Primeiro Leilão de Cativos em Portugal até a Morte de Zumbi dos Palmares”, lançado em setembro de 2019 pela Globo Livros e que é o primeiro volume da trilogia que resgata o processo econômico, político e social que envolveu os séculos de escravidão no Brasil.

5 de outubro, às 19h
Allan Dias Castro
Poeta que tem a escrita como base para todos os seus projetos, de letras de música a programas de tv. Formado em Comunicação Social pela ESPM-RS, cursou Escrita Criativa na Escola de Escritores de Barcelona, na Espanha. Gaúcho radicado no Rio de Janeiro, Allan lançou seu primeiro livro, ‘O Zé Ninguém’, em 2014. Suas letras já foram musicadas por grandes nomes, como Roberto Menescal, e ele já declamou seus poemas ao lado de artistas como Oswaldo Montenegro e Marcos Suzano. Desde 2016, integra o Reverb Poesia (@reverbpoesia), banda que viaja por todo o Brasil apresentando sua mistura de música e poesia falada. Com o ‘Voz ao Verbo’, projeto de vídeos com poemas autorais que deram origem a este livro, busca facilitar o acesso do público à poesia.

8 de outubro, às 19h
Lázaro Ramos

É um ator, apresentador, dublador, cineasta e escritor de literatura infantil brasileiro, que iniciou a carreira artística no Bando de Teatro Olodum. Autor do livro ‘Na Minha Pele’ e dos infantis ‘O Caderno de Rimas do João’ e ‘Sinto o Que Sinto e a incrível história de Asta e Jaser’, entre outros.

9 de outubro, às 19h
Débora Noal
Nascida em Santa Maria, percebeu, ainda muito cedo, que a vida pode ser muitas coisas, entre elas, incoerente. Há pessoas que têm muito. E há pessoas que não têm quase nada… ou nada. Como os haitianos, após os terremotos. Como os congoleses, que vivem na miséria e sobrevivem a uma guerra civil sem prazo de validade. Como as milhares de pessoas “presas” nos campos de refugiados da Líbia. Ou como as mulheres: violentadas em qualquer região do planeta, em qualquer época e em qualquer idade. É psicóloga e decidiu dedicar sua vida, sua escuta e seu afeto àqueles que necessitam. Ela trabalha na organização Médicos Sem Fronteiras e, desde então, já participou de 15 missões. Com o livro ‘O Humano do Mundo’ ela compartilha seu diário – um companheiro de todas as viagens e um amigo nos momentos de dor,
conquistas e alegrias.

A 47ª edição da Feira do Livro de Santa Maria tem planejamento e produção da Veleiro Conteúdo Criativo e Denise Copetti, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo