Eleições 2020Judiciário

ELEIÇÕES 2020. Tribunal Superior Eleitoral antecipa para as 7 da manhã horário para eleitores irem à urna

Objetivo é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança, garante o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso

Da Redação do Correio do Povo, com foto de ELZA FIÚZA (Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral ampliou o horário de votação nas eleições municipais de 2020 em uma hora por conta da pandemia da Covid-19: o pleito foi antecipado e vai ocorrer a partir das 7h, com possibilidade de voto até as 17h. A intenção, conforme o presidente do órgão, ministro Luís Roberto Barroso, é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança e tentar reduzir as possibilidades de aglomeração.

O TSE também decidiu reservar um período preferencial, das 7h às 10h, para pessoas acima de 60 anos, que integram grupo de risco da doença. A medida vale tanto para o primeiro turno, marcado para 15 de novembro, e, nas localidades onde for necessário, no segundo, agendado para o dia 29 do mesmo mês.

Barroso afirmou que a antecipação do início da votação – em lugar da extensão para 18h – atende a pedidos dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). “Não foi possível estender para mais tarde do que isso porque, em muitas partes do Brasil, depois dessa hora, há dificuldade de transporte e há problemas de violência”, explicou. O horário foi definido após análise de estatísticos do tribunal e avaliação de uma consultoria técnica, formada por especialistas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Insper e Universidade de São Paulo (USP).

Distribuição de máscaras

O presidente do TSE também garantiu que o órgão está diligenciando todas as medidas possíveis e razoáveis para promover a segurança dos mesários e dos eleitores. “E nós estaremos oferecendo, em parceria com a iniciativa privada, 7,5 milhões de máscaras para todos os mesários, para que possam trocá-las três vezes ao longo do dia; estaremos fornecendo mais de 1 milhão e 800 mil proteções faciais, igualmente, para os mesários”, disse.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo