Uma vídeoconferência na manhã desta sexta-feira, 7, com a presença das principais lideranças do Grupo RBS e seus acionistas, foi a forma encontrada pela empresa, em tempos de pandemia, de informar uma novidade: Eduardo Sirtosky Melzer deixa suas funções executivas no Conselho de Administração para se dedicar de forma exclusiva à sua empresa de investimentos, a EB Capital. Com a mudança na Governança do conglomerado de mídia, o CEO, Claudio Toigo Filho, amplia sua atuação, reportando-se diretamente ao Conselho de Acionistas, presidido por Gilberto Meiches desde 2018.
Conforme a RBS informou ao Coletiva.net, o movimento simplifica o modelo, extinguindo a figura do presidente, que fazia a interlocução de Toigo com o Conselho. Portanto, de acordo com a assessoria de imprensa, não mudará nada na operação e esta transição é natural, uma vez que vem sendo planejada e estruturada desde 2016, quando Duda deixou o cargo de presidente-executivo. Em comunicado enviado à imprensa, está registrado: “Ao longo de sua trajetória de 63 anos, a RBS sempre adotou as melhores práticas de governança, conjugando a participação da família com a de executivos. E é exatamente com essa combinação que a empresa deseja seguir avançando”.
No encontro virtual, Duda reforçou a tranquilidade no processo, salientando ainda que nunca deixará de fazer parte da RBS, o que mudará a partir de agora é a forma como se relaciona com a empresa. No comunicado enviado aos colaboradores, o executivo enaltece seus sucessores: “Manifesto minha absoluta confiança e admiração no trabalho do Gilberto e do Toigo, que, mais do que nunca, está preparado para continuar liderando a empresa, junto com todos vocês e sempre com o apoio e suporte dos acionistas”.
Formado em Administração pela Ufrgs, Toigo atua na empresa midiática desde 1994, tendo iniciado sua trajetória como trainee e assumindo como CEO em 2016.
Leia o comunicado de Duda na íntegra:
Meus caros colegas da RBS,
Escrevo para informar que, a partir deste mês, passo a me dedicar com exclusividade à EB Capital, empresa de investimentos que fundei com meus sócios em 2017. Diante desse contexto, deixo de cumprir com minhas atribuições de Presidente do Conselho de Administração da RBS. Esse é um processo planejado e estruturado, que vem sendo desenhado desde 2016. Na época, comecei a desenvolver um projeto profissional de outra natureza e, por conta disso, me tornei Presidente do Conselho da RBS, passando a responsabilidade da gestão da operação ao Claudio Toigo, nosso CEO.
Felizmente, todas as frentes andaram muito bem: o projeto de transformação que planejamos na RBS vem sendo executado com maestria, preparando a empresa para o futuro. Em paralelo, a EB Capital cresceu bastante, o que exige minha dedicação exclusiva. Com sentimento de dever cumprido, anunciamos mais essa etapa, alinhada com os valores e o propósito da RBS. O Toigo amplia sua atuação e passa a se reportar diretamente ao Conselho de Acionistas, presidido pelo Gilberto Meiches desde 2018. Gilberto já conhece nossa empresa, está muito perto dos nossos acionistas e tem uma ótima relação com o Toigo. Dessa forma, nossos acionistas e familiares, proprietários da RBS, assim como eu, seguiremos próximos e comprometidos com o projeto empresarial, apoiando e incentivando a gestão e a operação via Conselho de Acionistas, dentro das melhores práticas de governança.
Agradeço a todos por essa parceria maravilhosa que firmamos ao longo de tantos anos. Agradeço também aos acionistas, meus familiares, pela confiança. Desejo muita sorte e muito sucesso a cada um de vocês. Manifesto minha absoluta confiança e admiração no trabalho do Gilberto e do Toigo, que, mais do que nunca, está preparado para continuar liderando a empresa, junto com todos vocês e sempre com o apoio e suporte dos acionistas.
Como membro da nossa família, fundadora e proprietária da RBS, e pelos laços que fiz e fortaleci durante a minha trajetória, estarei sempre perto, acompanhando e apoiando a nossa empresa.
Abraços,
Duda
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Mas que Melzer, hein?!