MUITO FRIO. Prefeitura realiza no CDM acolhimento emergencial de moradores em situação de rua de SM
Por BIBIANA FANTINEL (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Enquanto aguarda a tramitação de um termo de parceria para que sejam disponibilizadas vagas em uma instituição da cidade, além da Casa de Passagem Mundo Novo, que já presta esse serviço no Município, a Prefeitura de Santa Maria, em parceria com instituições e grupos que trabalham com a população em situação de rua, retomou, nesta sexta-feira (21), o trabalho de acolhimento no Centro Desportivo Municipal (CDM).
“Resolvemos fazer esse acolhimento provisório, em conjunto com algumas instituições e grupos que integram o Comitê Emergência e Rua, que trabalham com a população em situação de rua, porque, com a chegada desta massa de ar polar, é necessária uma medida urgente, até que a parceria com a Gaia Associação de Acolhimento e Ressocialização seja concretizada”, relatou o o secretário de Desenvolvimento Social, Leonardo Kortz.
As pessoas acolhidas no CDM recebem kits de higiene, alimentação e um lugar digno para dormir.
“Temos poucas vagas. Então, é feita uma triagem de acordo com a necessidade de acolhimento. Até o momento, temos 12 acolhidos, e nossa capacidade máxima, hoje (sexta), é para 15 pessoas”, explicou Mileni Scalco, diretora da Gaia Associação de Acolhimento e Ressocialização, uma das instituições parceiras da Prefeitura nessa iniciativa.
Devido à pandemia de Covid-19, há também um cuidado para evitar um grande número de voluntários no local. Por isso, cada instituição organizou uma equipe para ficar responsável por um setor: acolhimento almoxarifado, banheiro, dormitório, refeitório, além da limpeza e da alimentação.
“Este período de pandemia uniu os projetos sociais, que, antes, trabalhavam individualmente, e, hoje, estão todos juntos no Comitê Emergência e Rua trabalhando em prol dos vulneráveis”, complementou Claricio Severo Marques, coordenador do projeto Panela do Bem, também parceiro no acolhimento.
Ainda, devido à pandemia, a equipe da Secretaria de Saúde irá ao local para dar instruções aos acolhidos sobre os cuidados necessários para evitar a propagação do coronavírus.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.