AssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaCulturaEconomiaEducaçãoJudiciárioPolíticaPrefeituraSanta MariaTragédiaTrânsito

LUNETA ELETRÔNICA. CPI da Kiss, índios réus, AL e albergues, educação e trânsito, Cacism, Feira do Livro

* Tem mais uma reunião da CPI da Kiss, na Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira. Há a previsão de ouvir o depoimento de cinco servidores municipais.

* Todos os depoimentos são sugestão da bancada de oposição, acatados pela CPI formada exclusivamente por vereadores governistas. A reunião inicia às 9 da manhã.

* Foram convocados para depor os servidores Beloyannes Orengo de Pietro Júnior, Julian Lameira, Silvia Nogueira Dias, Julio Cesar Boelter Paulo e Idianes Flores da Silva.

* Não deixa de ser uma ironia: dois dias antes do “Dia do Índio”, os kaingangs que ocupam terreno próximo à Estação Rodoviária vão sentar no banco dos réus – como RELATA a assessoria de imprensa da Sedufsm.

* A audiência, na Justiça Federal, inicia às 2 e meia da tarde desta quarta. Os índios tentarão comprovar que a ocupação se dá há pelo menos dez anos, em área abandonada há 30.

* Entre as testemunhas de defesa dos indígenas está a Irmã Lourdes Dill, coordenadora do projeto Esperança Cooesperança.

* Igualmente se colocam em favor dos indígenas o ex-prefeito Valdeci Oliveira, hoje deputado, e o ex-secretário de município, Pedro Maboni. Ambos serão ouvidos na capital.

* Lembra dos antigos albergues mantidos por deputados estaduais? Havia um inclusive em Santa Maria. Pois, por muito pouco a Justiça Eleitoral não cassou o registro de vários deputados eleitos. E as casas foram extintas, por prudência.

* Pois, agora mantidos pelo poder público (o que é legal), eles devem estar retornando. Só mudaram de nome. São as chamadas Casas da Solidariedade.

* O projeto avança na Assembleia Legislativa, após ter sido aprovado, nesta terça, na Comissão de Assuntos Municipais, por unanimidade, o relatório do deputado Miki Breier, do PSB.

* A proposa cria o “Programa Casas da Solidariedade” e tem o objetivo de fornecer os meios de hospedagem a usuários do SUS que realizam tratamento fora de seu domicílio.

Reunião da Comissão de Assuntos Municipais aprovou o relatório. Tramitação continua (foto AL)
Reunião da Comissão de Assuntos Municipais aprovou o relatório. Tramitação continua (foto AL)

* Com a aprovação do relatório, o projeto tem tramitação regimental concluída e está apto a ser apreciado em plenário. O líder do governo, Valdeci Oliveira (PT), titular da Comissão de Assuntos Municipais e votou favorável ao relatório de Miki.

* “Depois de muitos debates e audiências públicas, o projeto agora está pronto para ser votado e temos confiança que o conjunto do Parlamento apoiará”, afirmou Valdeci.

* Pelo menos duas ações em favor da Educação para o Trânsito estão acontecendo em Santa Maria por esses dias. Uma tem a iniciativa da América Latina Logística (ALL), outra da Prefeitura.

* Na sexta, a partir das 9 da manhã, haverá uma ação da ALL, em campanha de conscientização que mantém há mais de 10 anos, alcançando um milhão de pessoas.

* Em Santa Maria, o ato, com a distribuição de nmaterial informative, acontece na rua Vereador Antônio Dias, no Itararé, e orientará a população sobre os cuidados nos cruzamentos das linhas férreas e como evitar acidentes envolvendo veículos ou pedestres.

* De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, a linha férrea é sempre preferencial, e transpô-la sem parar é infração gravíssima, sujeita à perda de sete pontos na carteira.

* A multa para esta infração é de R$  186,39.  Isso  porque  o trem, ao contrário dos demais veículos, precisa de mais de 500 metros para parar totalmente, mesmo após o maquinista acionar os freios.

* Já a Prefeitura, com seu programa (“Educa Trânsito) de conscientização de estudantes do ensino fundamental, realiza palestra nesta quarta, na escolar Miguel Beltrame.

* O encontro, coordenado pela professor Lélia Toffoli, acontece entre 8 e meia e 11 da manhã, com as turmas dos anos finais, e da 1 e meia às 3 e meia da tarde, com os anos iniciais.

* Por falar em palestra, a Cacism reinicia seu ciclo “O Assunto é”. O primeiro evento desse recomeço ocorre nesta quinta, a partir das 7 da noite, no auditório da entidade.

* Quem vai falar para empresários (e funcionários) é o  psicólogo organizacional e consultor empresarial na área de RH e Medicina do Trabalho, Leandro Custódio.

* Para saber como participar, basta fazer contato pelo e-mail mail [email protected] ou pelo telefone 32227600. Associados da Cacism não pagam.

* Seguem abertas até o dia 20 as inscrições para o lançamento de obras na 40ª edição da Feira do Livro de Santa Maria – que acontece entre 27 deste mês e 12 de maio, na Praça Saldanha Marinho.

* O evento terá como patronesse Eugênia Mariano da Rocha Barrichelo; a professora homenageada é Amanda Eloina Scherer e a homenagem póstuma é feita a Antônio Isaia.

* Os interessados em lançar seus livros na Feira devem preencher termo de compromisso no ato da inscrição, que deve ser feita na Biblioteca Municipal Henrique Bastide. Mais informações pelo telefone (55) 3218-1396.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo