Arquivo

Briga (quase) inútil. Os dois maiores PMDBs disputam o controle da agremiação. O jogo é 2010

Agora está assim: o PMDB “da Câmara”, personificado por Michel Temer, faz o possível para manter o controle formal do partido. De outro lado, o PMDB “do Senado”, que tem como expoentes José Sarney e Renan Calheiros, quer por que quer ganhar a direção partidária. O que está em jogo: 2001, claro, e quem o partido vai apoiar para a Presidência da República.

 

Consta que os aliados de Temer são mais pró-José Serra (PSDB), enquanto os senadores preferem aliar-se a Dilma Rousseff (PT). O diabo é que isso terá pouca importância prática, exceto uma: o tempo de rádio e televisão que será somado ao candidato escolhido. De resto, se sabe que metade dos militantes ficará de um lado, e a outra metade do outro. Como em 2006.

 

A única pergunta que nenhum dos grupos faz é: por que, sendo tão grande, aliás o maior de todos, o partido que já foi de Ulysses Guimarães (e o traiu, aliás) não apresenta um candidato próprio à Presidência? Por quê?

 

Sobre o jogo para 2010 e a disputa infinita pelo poder total no peemedebismo, acompanhe nota publicada pelo jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo. A seguir:

 

“2010: Temer e Sarney disputam o controle do PMDB

 

Terminada a guerra pelas presidências da Câmara e do Senado, os grupos de Michel Temer e José Sarney abriram uma nova frente de combate. Trava-se agora a batalha pelo comando das articulações que vão definir a posição do PMDB na sucessão presidencial de 2010. Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB)?, eis a pergunta que o PMDB terá de responder até o final de 2009.

 

Para evitar que a tropa de Sarney exerça o papel de protagonista na sucessão de Lula, o destacamento de Temer idealizou uma manobra. Eleito mandachuva da Câmara, Temer decidiu afastar-se da presidência do PMDB. Será, porém, um afastamento de fachada…”

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a nota “2010: Temer e Sarney disputam o controle do PMDB”, de Josias de Souza. E clique aqui para ler outras informações e análises do jornalista da Folha de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo