EstadoSanta MariaSaúde

COVID. Sem recurso, cidade e região ficam mesmo com bandeira vermelha, de alto risco epidemiológico

Ações de sanitização como esta, no HUSM, acontecem rotineiramente na cidade. É uma das medias anticovid mantidas pela Prefeitura

Do portal do Correio do Povo, com imagem de Divulgação/AIPM

Sem pedidos de reconsideração à classificação preliminar, o Gabinete de Crise manteve nesta segunda-feira a região de Santa Maria em bandeira vermelha – de risco epidemiológico alto – no mapa definitivo da 22ª rodada do Distanciamento Controlado, válida de 0h desta terça-feira até 23h59min da próxima segunda-feira, 12. A região se enquadra no modelo de cogestão. Ou seja, pode adotar protocolos semelhantes aos das demais 20 regiões Covid classificadas em bandeira laranja, com exceção das atividades presenciais de educação, que têm regras mais restritivas.

De acordo com os dados estaduais, Santa Maria registrou, no último levantamento, aumento de casos de internações em UTI por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), de 36 para 39, e por Covid-19, de 34 para 37, o que resultou na redução de leitos livres (tanto na variação como na razão de leitos livres por ocupados). Outro fator que fez com que a região voltasse a ficar em bandeira vermelha foi o aumento no número de óbitos (de 14 para 15 nas últimas duas semanas, alta de 7%).

Novas hospitalizações por coronavírus crescem no RS

Na média geral do Estado, o número de novas hospitalizações de casos confirmados de Covid-19 voltou a crescer ao longo da semana, depois de apresentar queda na semana passada, subindo de 793 para 840 – aumento de 6%. E a quantidade de leitos livres também caiu (de 684 para 659, queda de 4%). No último dia de monitoramento, porém, o número de internados em leitos clínicos pela doença havia caído 4% (de 688 na quinta-feira anterior, para 659).

O número de óbitos influenciou positivamente o cálculo, com leve queda entre as duas últimas quintas-feiras no RS (de 273 para 272). Caíram ainda os indicadores de internações em UTI por SRAG (-1%), de internados em leitos clínicos (-4%) e de internados com Covid-19 em leitos de UTI (-2%).

O mapa com apenas uma região em bandeira vermelha já foi registrado no Estado na primeira rodada do modelo, com vigência de 11 a 17 de maio, e quando ainda eram consideradas 20 regiões Covid. Na ocasião, apenas a região de Lajeado foi classificada em vermelho, mas seis regiões (Uruguaiana, Santa Rosa, Ijuí, Taquara, Bagé e Cachoeira do Sul) estavam na bandeira amarela (risco epidemiológico baixo). Desde a oitava rodada, entre os dias 30 de junho e 6 de julho, o Rio Grande do Sul não tem bandeira amarela.

Regra 0-0

Conforme o mapa da 22ª rodada, apenas 32 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 551.963 habitantes, o que corresponde a 4,9% da população gaúcha (total de 11,3 milhões de habitantes). Desses, 17 municípios (87.975 habitantes, 0,8% do RS) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local. Dos 465 municípios (10.777.642 habitantes) em bandeira laranja, 243 (11,1%, 1.256.107 habitantes) não apresentaram hospitalizações e óbitos nos últimos 14 dias…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo