ELEIÇÕES 2020. Chegada de Cechin ao 2º turno ameaça domínio colorado na Prefeitura Municipal
Nos últimos 43 anos, cidade teve 4 prefeitos colorados contra 2 gremistas
Por Maiquel Rosauro
O primeiro turno do campeonato já é passado. Agora as coligações de Sergio Cechin (PP) e de Jorge Pozzobom (PSDB) miram a grande final, em 29 de novembro, quando será decidido quem levará para casa o título de prefeito eleito de Santa Maria. O dia da eleição também será dia de “Gre-Nal”.
O colorado Pozzobom conta com a tradição ao seu lado. Entre 1977 e 2000, a casamata do Centro Administrativo esteve sempre na mão dos vermelhos: Osvaldo Nascimento da Silva (1997-1983 e 1997-2000), José Haidar Farret (1983-1988 e 1993-1996) e Evandro Behr (1989-1992). Se for somado o período do atual governo, são 27 anos de administrações coloradas. Manter o título é o desafio do tucano, atual prefeito de Santa Maria.
Por outro lado, os azuis estiveram à frente do município durante 16 anos nas duas últimas décadas. A ascensão do novo século trouxe junto um tricolor à Prefeitura, Valdeci Oliveira (PT), que foi sucedido por outro, Cezar Schirmer (MDB). Retomar o posto é a meta do gremista Cechin, atual vice-prefeito.
O returno será marcado por quatro confrontos diretos (AQUI). Os debates servirão de aquecimento para a grande batalha de 29 de novembro.
Na decisão do 1º turno, Cechin saiu em vantagem, com 35.218 votos (26,49%) contra 33.080 (24,89%) de Pozzobom.
Embora ambos sejam oriundos do mesmo governo, não há favoritismo. Para a decisão, as equipes vêm reforçadas pelos vereadores eleitos dos partidos da base.
Cechin levou sete parlamentares no domingo, quatro pelo PP e três pelo MDB. Já Pozzobom conquistou cinco cadeiras no Legislativo, três pelo PSDB, uma com o PSL e outra com o DEM (confira a nominata na ficha técnica ao final da matéria).
Zeca Honorato, marqueteiro do progressista, e Fábio Bernardi, à frente da propaganda do tucano vão agora remontar seus times com o apoio dos vereadores eleitos. Sem esquecer que no banco de reservas eles ainda contam os candidatos a vice: o vereador e médico Francisco Harrisson (MDB), ao lado de Cechin, e o empresário Rodrigo Decimo (PSL) com Pozzobom.
Tudo pode acontecer. Mas no final, é o eleitor santa-mariense que decidirá a quem ficará com o título de prefeito eleito de Santa Maria: um gremista ou um colorado?
Ficha Técnica
Time Cechin: Pablo Pacheco (PP), Anita Costa Beber (PP), João Ricardo Vargas (PP) e Roberta Leitão (PP); Adelar Vargas – Bolinha (MDB), Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB) e Tubias Calil (MDB). Técnico: Zeca Honorato.
Time Pozzobom: Admar Pozzobom (PSDB), Juliano Soares – Juba (PSDB) e Givago Ribeiro (PSDB); Tony Oliveira (PSL); e Manoel Badke – Maneco (DEM). Técnico: Fábio Bernardi.
Data: 29 de novembro de 2020
Horário: As seções eleitorais abrem as 7h, com horário preferencial para os idosos até as 10h. O certamente termina às 17h
Local: Pontos de votação de Santa Maria
Árbitro: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Assistente: Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS)
Tony Oliveira é o zagueiro que faz gol contra, vou te contar, fez mais oposição do que o Cechin.
Misturar futebol com politica. Coisa de ‘gênio’.