DestaqueEleições 2020Santa Maria

ELEIÇÕES 2020. Confira como foi o desempenho dos candidatos a prefeito em painel das entidades

Prefeituráveis responderam questionamentos relacionados ao setor econômico

Evento com os seis candidatos a prefeito foi realizado no auditório do Tecnoparque de Santa Maria, na noite desta terça (Foto Reprodução)

Por Maiquel Rosauro

O painel promovido pelas entidades empresariais com os candidatos a prefeito de Santa Maria, na noite desta terça-feira (10), não contou com perguntas entre os participantes. Mas nem por isso os prefeituráveis deixaram de realizar um encontro quente. Mérito para a qualidade dos questionamentos dos promotores.

Destaque para o prefeito e candidato à reeleição Jorge Pozzobom (PSDB), que pela primeira vez nesta campanha precisou sair de sua zona de conforto e se colocar na defensiva. Em diversos momentos ele teve que justificar atos de sua administração.

Foi o que aconteceu, por exemplo, quando o diretor da Associação de Hotéis, Restaurantes e Agências de Viagens (AHTURR), João Provensi, questionou se os candidatos criariam uma Secretaria de Turismo com um turismólogo atuando no setor; ou quando Ademir José da Costa, do Sindilojas, perguntou se os prefeituráveis teriam comprometimento e vontade política para revitalizar o Centro Histórico.

Enquanto todos os demais candidatos responderam que criariam uma Secretaria de Turismo, Pozzobom disse que aglutinou o setor no Desenvolvimento Econômico porque, segundo ele, “não há turismo sem desenvolvimento econômico”. Ainda disse que não é preciso uma secretaria específica de turismo, mas realizar um trabalho direcionado no setor, como ele vem fazendo.

Com relação à questão do Sindilojas, o tucano disse que a pandemia atrapalhou a reforma do Calçadão e que a obra será feita no início de 2021. Sobre a Gare da Viação Férrea, afirmou que um grupo com intenções políticas entrou com medida judicial para impedir o processo de revitalização junto à iniciativa privada. Também disse que fará uma nova Praça Saldanha Marinho e, de concreto, disse que revitalizou a pavimentação da Avenida Rio Branco.

Embora fosse nítido o descontentamento do setor empresarial com a Administração Municipal, o vice-prefeito e candidato ao Executivo Sergio Cechin (PP) não quis saber de justificar atos do governo. O progressista preferiu focar em seus planos para a cidade. Quando perguntado, por exemplo, sobre as prioridades para estimular a indústria, Cechin afirmou que pretende adaptar no município a Lei das Startups.

Jader Maretoli (Republicanos) chamou atenção quando disse que Santa Maria está sempre vivendo um pouco de atraso. Citou que pretende trazer a segurança que os supermercados tiveram na pandemia, que puderam permanecer abertos e seguir os protocolos de saúde, enquanto as demais lojas fecharam as portas.

Evandro Behr (Cidadania) abordou a questão da aviação por um ponto de vista que ainda não havia sido levantado nesta campanha. Ele disse que Santa Maria não possui um aeroporto, “aquilo é uma base aérea”. Também defendeu um polo de entreposto comercial no município.

Marcelo Bisogno (PDT) destacou que Santa Maria não possui um atrativo turístico para o público e afirmou que a Gare e o Centro Históricos não estão bem cuidados. Defendeu a criação de um Festival de Gastronomia. O candidato relatou ainda que pretende criar uma Sala de Gestão para destravar processos trancados na Prefeitura.

Luciano Guerra (PT) disse que a Prefeitura precisa investir tecnologia, mas que só isso não bastava. Defendeu a qualificação dos servidores para dar uma resposta ágil à população. O petista afirmou que pretende trazer de volta eventos que deram certo em Santa Maria, sinalizando que resgataria o Natal do Coração.

O evento foi realizado no auditório do Tecnoparque de Santa Maria e contou com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Confira, abaixo, o painel na íntegra.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo