PrefeituraSanta Maria

PENÚLTIMO ATO. Farret, com Schirmer, inaugura a colocação de helicóptero UH-1H em rotatória na 158

Farret inaugurou, nesta sexta, monumento com helicóptero Xavante, em rotatória da BR-158, no final da Avenida Fernando Ferrari

Por KEILA MARQUES (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A solenidade de inauguração do monumento em homenagem as Forças Armadas de Santa Maria foi realizada na manhã desta sexta-feira (30). O prefeito José Haidar Farret, junto com o secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, com o Coronel da Base Aérea de Santa Maria, Clauco Rosseto e o superintendente de praças e coordenador do projeto, Cristian Leal Garcia, realizaram o ato acompanhados por uma significativa assistência de convidados, empresários, autoridades e servidores municipais.

O monumento é uma parceria da prefeitura de Santa Maria com a Base Aérea e iniciativa privada.  O projeto lançado em 2012, foi construído no canteiro da rotatória da BR 158 com o viaduto em fase de duplicação e o acesso para a Avenida Fernando Ferrari, vai receber o helicóptero UH-1H.

A aeronave foi repassada por meio de Termo de doação, processo administrativo de gestão nº 67111.006241/2011-47, doado União Federal, Ministério da Defesa, por meio do comando da Aeronáutica, representado pelo Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos, para a Prefeitura de Santa Maria, pelo Ministério da Aeronáutica, Força Aérea Brasileira, especificamente para essa finalidade; tem um peso de 2.500 Kg, comprimento de 17 metros, altura de 4 m e a base de suporte também será 4 metros.

O superintendente de Praças, Parques e Jardins, Cristian Fabiano Leal Garcia, acompanhou a elaboração e a execução do projeto que teve como parceiros empresários locais para compor os recursos necessários para a conclusão da obra.

São as empresas: Serluz (projeto e execução), Geocentro (perfuração), Urbanes (concreto para a base), Conteg, Associação Rural, SM Iluminações, Frazzon, Boi Bom, Serralheira Seligman, Construtora Jobim, Santo Sabor Churrascaria, Setor Metalmecânico, Madeireira Cerrito e Cofelma.

Breve histórico

Atualmente, oito unidades da Força Aérea Brasileira operam helicópteros em todo o Brasil, aeronaves responsáveis por salvar vidas e, também, realizar missões como defesa de áreas estratégicas e transporte aerologístico, dentre outras. Esses esquadrões compõem a chamada Aviação de Asas Rotativas, em prontidão para missões desenvolvidas por seus militares.
É uma história que começou em 1953, quando entraram em operação três H-13D, os primeiros helicópteros da FAB. De lá para cá, muitas mudanças ocorreram. Na última década, foram incorporados os H-60L Black Hawk, em Manaus e Santa Maria. Ainda este ano, em 2016, os H-36 serão incorporados aos esquadrões do Rio de Janeiro e de Campo Grande, organizações que, atualmente, estão preparação para o início das operações com essa aeronave.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Quem gosta do “simbolismo” não pode deixar de notar: dois políticos em fim de carreira homenageando uma aeronave desativada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo