DestaqueEleições 2020

ELEIÇÕES 2020. Pelo menos oito cidades do País serão administradas por indígenas a partir de 2021

São dois prefeitos a mais que há quatro anos, segundo informação do TSE

Ashaninka Isaac Piyãko, do PSD, foi eleito para o segundo mandato no interior do Acre e é um dos indígenas em prefeituras brasileiras

Do portal Congresso em Foco / Reportagem de Thais Rodrigues

Pelo menos oito cidades brasileiras serão administradas por prefeitos indígenas a partir do próximo ano. Em 2016, seis indígenas saíram vitoriosos na disputa pela prefeitura. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Adotando a mesma classificação do IBGE, esta é a segunda eleição municipal em que a Justiça Eleitoral pediu que os candidatos declarassem sua cor/raça no momento do registro da candidatura. Portanto, não é possível estabelecer comparações com eleições anteriores.

Ao todo foram 2216 candidaturas indígenas no país. Dentre elas, 40 eram para prefeituras – 6 mulheres e 36 homens. Todos os estados apresentaram pelo menos uma candidatura indígena.

O primeiro prefeito indígena eleito no Acre, em 2016, o ashaninka Isaac Piyãko (PSD), foi reeleito com 53,9% dos votos. Na cidade de Marechal Thaumaturgo foram às urnas pouco mais de 8.600 eleitores. 17, 8%  de abstenções.

Eliselma Silva de Oliveira (DEM) foi a única mulher autodeclarada indígena a ser eleita prefeita. Ela vai administrar o município de Marcação, na Paraíba, em seu segundo mandato. Ela é da etnia potiguara.

Em Roraima, no município de Uiramutã, com 42,49% dos votos, foi eleito Tuxaua Benisio (Rede), com seu vice-prefeito Professor Jeremias. Wenston Paulinho Berto Raposo (PSD), o Dr. Raposo, é o novo prefeito de Normandia(RR).

Conheça outros candidatos autodeclarados indígenas eleitos prefeitos:

Clovis Moreira Saldanha, conhecido como Clovis Curubão, foi eleito prefeito do município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. 

Antonio Telmo Noia, conhecido como Tony de Campinhos, prefeito de Pariconha, no Alagoas

Jair Xakriabá (Republicanos), eleito prefeito de São João das Missões, em Minas Gerais

João Roque Kaingang (MBD), prefeito de Entre Rios, município de Santa Catarina…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo