CongressoPolítica

POLÍTICA. Câmara e Senado escolhem presidentes. Inexiste desfecho bom para Dilma, mesmo vencendo

Vencedor - entre Chinaglia e Cunha - será substituto de Dilma, na ausência dela e Temer
Vencedor – entre Chinaglia e Cunha – será substituto de Dilma, na ausência dela e Temer

Está marcada para domingo, mesma data em que assume a nova Legislatura, a escolha dos presidentes do Senado (e do Congresso) e da Câmara dos Deputados (o primeiro substituto legal da Presidente da República, depois do Vice).

O cenário que se monta, faltando quatro dias, não é exatamente favorável aos interesses do governo de Dilma Rousseff, sobretudo num ano que se antevê complicado e difícil, tanto no fronto político quanto no econômico. No Senado, por exemplo, é considerada certa a vitória de um aliado, o peemedebista Renan Calheiros. Que, no entanto, nessa circunstância, será ainda mais forte e incisivo nas suas reivindicações.

Já na Câmara dos Deputados, prevê-se briga pesada entre o peemedebista Eduardo Cunha e o petista Arlindo Chinaglia. Uma vitória do primeiro seria um quase desastre para o governo. Mas se o segundo vencer, nem por isso a situação será exatamente tranquila: afinal, ter Cunha liderando um partido poderoso como o PMDB… Bem…

Ah, tudo isso aí em cima pode estar errado. Pode. Mas é a avaliação de um dos bem situados analistas políticos do País. No caso, Fernando Rodrigues, do portal Universo Online. Confira só um trecho do que ele escreve a respeito e tire tua própria conclusão. A seguir:

Disputa na Câmara e no Senado marca início político do 2º mandato de Dilma

Esta semana será dominada pela expectativa sobre as eleições dos novos presidentes da Câmara e do Senado. A disputa é no domingo, dia 1º de fevereiro de 2015 –a mesma data na qual tomam posse os novos deputados e senadores eleitos em outubro de 2014.

Não importa qual seja o resultado. O Palácio do Planalto estará em situação delicada a partir da segunda-feira da semana que vem (2.fev.2015), quando deve começar do ponto de vista político o 2º mandato da presidente Dilma Rousseff.

No Senado, em tese, o cenário está mais tranquilo. É quase certa a reeleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) para presidir a Casa.

Como Renan Calheiros é um governista de primeira hora e apoia Dilma Rousseff, estaria tudo tranquilo, certo? Errado. O nome de Renan tem aparecido com frequência nas listas preliminares que incluem políticos encrencados com a Operação Lava Jato…

…É ruim para o Senado se o seu presidente for questionado na Justiça. Mas será péssimo para o Palácio do Planalto depender do apoio e ter de conviver com um aliado questionado – como poderá ser o caso de Renan Calheiros.

Na Câmara, o cenário é ainda mais dramático e bagunçado. Há 4 candidatos concorrendo à presidência da Casa. Em ordem alfabética: Arlindo Chinaglia (PT-SP), Chico Alencar (PSOL-RJ), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Júlio Delgado (PSB-MG).

Na real, como se diz, só 2 desses 4 nomes disputam para valer: Arlindo Chinaglia e Eduardo Cunha. Chinaglia e Cunha pertencem a dois partidos da base de apoio ao governo, PT e PMDB, respectivamente. No momento, tudo indica que não haverá composição e a disputa será levada a até o final. A consequência é que…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Dilma, a presidente eleita democraticamente, vai enfrentar o que tiver pela frente e pelas costas.
    Se viveres vera, gef o imperador 1º e ultimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo