COLUNA OBSERVATÓRIO. “Saiba quem são os possíveis novos secretários (ou quem os indica) a partir de abril”
É dado como certo, nos corredores do Centro Administrativo, que Jorge Pozzobom indicará seu substituto, na secretaria de Relações Institucionais. E manterá, com isso, a equipe que o assessora hoje. Mas, e as outras pastas que ficarão vagas no início de abril, com a saída, para concorrer em outubro ou ir embora da cidade, de José Farret (Saúde), Tubias Calil (Esporte e etc) e Cezar Busatto (Desenvolvimento)? O colunista indagou aqui e ali, e montou um mosaico aproximado do que pode ou não acontecer.
Por exemplo: na Saúde, Farret só indicará nome (que ele diz ter, mas não será Renor Beltrami, que recusou) se o prefeito assim solicitar. O que acontecerá, para não fechar o tempo de vez com o PP. No entanto, Cezar Schirmer teria duas alternativas com as quais trabalha e, dizem, são suas preferidas. Os médicos Luiz Gustavo Thomé e Flávio Brum seriam, pela ordem, os favoritos.
Na múltipla pasta de Tubias Calil, este fará o substituto, negociando com Schirmer. Embora não tenha exatamente o perfil, o cargo pode cair no colo de Cláudio Rosa. Com o retorno do titular, o atual líder do governo na Câmara ficará ao relento. O que seria uma lástima, após o desgaste (talvez insanável) da defesa da “taxa da luz”.
Já na pasta de Desenvolvimento, o “problema” é encontrar alguém que tenha um brilho mínimo, para que ninguém fique dizendo coisas do tipo “que saudades do Busatto”. A solução talvez seja caseira, com a nomeação do atual Chefe de Gabinete, advogado Giovani Manica. Nesse caso, se abriria o caminho para Schirmer nomear, para o lugar dele, a professora e ex-vereadora Magali Marques da Rocha – que, como se sabe, o prefeito já deu sinais inequívocos não querer na secretaria de Educação.
o Claudio troca-troca ficaria bem na super hiper mega secretaria, mas eu queria ver mesmo era ele na Secretaria de OBras e Serviços Urbanos, pois ele vivia dizendo que nos governos anteriores não havia boa vontade para fazer os reparos e as obras necessárias para SMA. Ou talvez, poderiam colocá-lo no Desenvolvimento Econômico, pois onde for alguém vai mandar e ele, prá se manter, vai obedecer.
Mas a Saúde é coisa séria, e não adianta colocar alguém do Dr. Farret se o Schirmer não autorizar fazer o que é necessário.
No lugar do Pozzobon acho que poderiam colocar ninguém, pois assim continua tudo como está.
PREMONIÇÕES!! ,
7, dezembro, 2009 em 09:59 | #1
Resposta | Citação
Boa tarde, prezado jornalista Claudemir, como havia dito em “BABEL”… Cezar vela e vigia sobre Santa Maria e logo mostrará seu poder! Como agora sua inteligente estratégia conciliou todos os interesses; Casa de Saúde, SEFAS e Hospital de Caridade, não esquecendo a recente licitação para a construção do Hospital Sara fatos que beneficiarão a todos os santa-marienses e região central do Rs. Parabéns ao nosso Prefeito Cezar Schirmer pela maestria na condução deste consenso. Mas “o “jogo continua e” Cezar” estuda as peças no tabuleiro para a próxima grande jogada; sai Dr. Farret (a quem desejo todo sucesso na futura candidatura), quem entra? Se a saúde é do PP, Dr. Renor Beltrami é inquestionável, aliás, Dr. Renor transcende ao PP pela experiência seriedade e competências já demonstradas, mas ele Quer? Ou terá como se afastar de outras ocupações? Até março de 2010 há tempo para estas indagações evidente existem outros bons nomes, mas venha quem vier terá que vir pensando no trabalho em equipe, esta enorme tarefa é para ser desenvolvida em conjunto, agora que o Prefeito deu o norte e apresenta sua Política Pública Para A Saúde, terá que ter gestores competentes para que a política pública seja Eficiente. Então é preciso efetivar o organograma da SMS nomeando as superintendências como a da Atenção Básica que necessita com urgência desta ferramenta considerando que esta é a porta de entrada do sistema e compromisso pactuado pelo município de gestão plena do setor. E a população clama por maior resolutividade. Mas Cézar Schirmer terá certamente especial cuidado e critério para a nomeação do Secretário Adjunto e terá que ser uma jogada de mestre mantendo e compondo apoios, pois certamente o Adjunto deverá operacionalizar as superintendências e gerências para desenvolver o planejamento pensado pelo governo. Entendo que aí virá à contribuição do PMDB que tem quadros importantes para esta função, há que ser alguém com experiência na rede, respeito dos servidores, trânsito com o governo, câmara de vereadores e conselho municipal de saúde além do reconhecimento da população, AH! O PMDB tem este nome, com certeza tem! É recente no partido, pode ser! , mas existe o candidato, procure e acharás? Seu lema, “Ouvir, Ver E Tocar.” Grande Abraço,
FELIZ NATAL e 2010 de plenas realizações para toda sua família, equipe e leitores do site.
Ulpio Nerva, 05 Dez de 2009 DC