DestaqueSaúde

COVID. Melhora no cenário reduz regiões gaúchas em bandeira vermelha. Mas Santa Maria continua

Mapa prévio amplia para seis o número de comunidades em bandeira laranja

Da Redação do Correio do Povo / Com informações do Governo do Estado

O mapa preliminar da 34ª rodada do Distanciamento Controlado indica uma melhora no cenário da pandemia com relação à última semana. O cenário para a próxima semana colocou seis regiões em bandeira laranja (risco médio para o coronavírus) e 15 em bandeira vermelha (risco alto) – na rodada passada eram 20 em vermelha e uma em laranja. Desde seu início, a pandemia está relacionada a, pelo menos, 8.434 mortes no RS. 

Nesta rodada, Taquara, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Pelotas, Bagé e Guaíba ficaram na bandeira laranja, enquanto Cachoeira do Sul, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Ijuí, Lajeado, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Uruguaiana foram colocadas sob bandeira vermelha. 

O Piratini recebe recursos até o próximo domingo e divulga o mapa final da 34ª rodada na segunda-feira, com as normas passando a valer na terça. A vigência desta rodada será válida nos primeiros dias de 2021, até 4 de janeiro. 

Conforme o Governo do Estado, houve dução no registro de novas hospitalizações confirmadas com Covid-19 (-14%) e no número de internados em leitos clínicos Covid (-6%). No entanto, as UTIs apresentaram aumento no número de internados com coronavírus (+5%).

Pelo mapa prévio, está na bandeira vermelha 76,5% da população gaúcha. Porém, de 414 municípios 163 estão aptos a adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local. 

Após disparada, número de óbitos tem redução

Pelo menos três das quatro piores semanas em número de mortes da pandemia ocorreram desde o fim de novembro. Mas, conforme os dados do Gabinete de Crise, o número de vítimas apresentou redução entre a quinta-feira da semana passada e ontem: a queda foi de 7%, de 490 para 456.

Apesar da melhora, trata-se de um patamar bem mais elevado do que na comparação com um mês antes, quando a semaana terminada em 27 de novembro tinha tido 276 vítimas da Covid-19. Ao longo de um mês, o número de leitos livres de UTI caiu, enquanto aumentaram o total de pacientes com coronavírus tanto em UTIs e quanto em leitos clínicos. 

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo