DestaquePolítica

LÁ DO FUNDO. Casos pendentes na Justiça, novas secretarias e o prazo, diálogo de opostos e ‘gritare’

O favorito para o Esporte, papo reto entre adversários, broncas no Judiciário

Givago Ribeiro é, sim, o favorito para virar secretário. A não ser que, antes, queira “sentir o gusto” da vereança (foto Reprodução)

Por Claudemir Pereira

– Pode não dar em nada. E com certeza não impediu a diplomação dos eleitos, menos ainda a posse, em primeiro de janeiro.

– No entanto, pelo menos duas denúncias ainda seguem sob investigação, a pedido do Ministério Público Eleitoral, e que, no futuro, poderão (ou não) ter consequências.

– Uma tem a ver com candidato a vereador em Santa Maria, outra de uma candidatura majoritária da Quarta Colônia.

– A determinação do Conselho de Ética do PSL, como você leu AQUI  no site, na madrugada de sábado, está valendo, no que toca ao vereador eleito Tony Oliveira.

– No entanto, não significa, objetivamente, que ele mudará de posição acerca da decisão que anunciou, em fechar com grupo oposicionista ao prefeito cujo vice é de seu partido. Logo…

– O prefeito Jorge Pozzobom mudou de ideia e antecipou medida que tomaria apenas em fevereiro, depois do retorno do recesso parlamentar.

– Quer criar já as novas secretarias. Ou, por outra, tornar permanente a pasta de Habitação e implantar a de Esporte – desligada da Cultura, onde o assunto é tratado hoje.

– Um militante de oposição disse que isso se deveria a eventuais dificuldades de fazer andar a proposta, se a Mesa Diretora for refratária ao governo.

– Pode ser. Mas o mais provável, retirando-se a observação de natureza política, é que queira mesmo implementar o novo esboço administrativo desde o início.

– Ah, e como o site já registrou, o favorito para virar secretário de Esporte é o vereador eleito (e atual superintendente da área) Givago Ribeiro.

– Talvez fosse o caso, porém, de não descartar outra hipotese. Isso para o caso de Ribeiro preferir, antes de tudo, “sentir o gusto” do que é ser parlamentar.

– Poucos lembram da origem etimológica da palavra Parlamento. Que é “parlare”. Ou, bem simplificadamente, falar. Ou diálogo. Ou conversa. Ou, enfim, discussão sobre temas importantes.

– Isso significa que, obviamente, contrários possam conviver pacificamente, dentro de regras sociais e políticas bem específicas.

– Exemplo? Os recém-eleitos Pablo Pacheco (PP) e Ricardo Blattes (PT) tomaram um café juntos outro dia. E talvez tenham descoberto que há, sim, alguma coisa sobre a qual, no mínimo, possam conversar.

– Outro encontro, mais amplo, teria sido previsto para os próximos dias, antes ainda da posse marcada para 1º de janeiro.

– Para fechar: sempre é bom lembrar que há os adeptos do “gritare”, em vez do “parlare”. Sim, também tem esse tipo de politico. Que, no entanto, está fadado a não ser levado a sério. Virar “folclore”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Noutro dia criatura que tem ‘visão’ de como o mundo deve ser, as etapas para chegar lá e o comportamento adequado para que isto aconteça, afirmou que os que não sentam e conversam (ou seja, não se comportam como preconiza) ‘têm problema de ego’. Sim, são os outros que ‘têm problema de ego’.
    ‘Gritare’ ou ‘parlare’ no Casarão? Tanto faz. A uma porque a maioria racional não presta atenção no que lá acontece e a duas porque as atribuições do parlamento municipal são mínimas. Interessante é ver que alguns, quando é conveniente, estão por baixo, defendem o ‘parlare’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo