Câmara de VereadoresDestaquePolítica

LÁ DO FUNDO. Eleição para a próxima direção da Câmara já agita bastidores e porteira aberta no PP

Na primeira sessão, logo após a posse, será eleito o comando do Legislativo

Por Claudemir Pereira

Tão logo empossados, os edis tomam conta do plenário e já definem quem irá dirigir o Legislativo (Foto Allysson Marafiga/Câmara)

– Tão discretamente quanto possível, já há articulações em torno da primeira Mesa Diretora da Câmara de Vereadores da próxima Legislatura.

– Aliás, como mandam os regulamentos, ainda em 1º de janeiro, logo após a posse oficial, reúne-se o Legislativo, com o fim exclusivo de eleger os novos dirigentes.

– Não há a mínima chance de a Câmara santa-mariense se espelhar na Assembleia Legislativa e definir uma direção que contemple todos os grupos políticos. O que é uma pena.

– Aparentemente, e isso ninguém confirma (nem nega), há pelo menos quatro grupos predominantes no parlamento. Um, obviamente, reúne os governistas do PSDB, DEM e (talvez) PSL, com cinco edis.

– Outro é dos nitidamente oposicionistas, embora do mesmo campo ideológico, e é composto de PP e MDB (sete integrantes) – que se uniram na disputa majoritária. 

– O terceiro conjunto de parlamentares é o que se poderia chamar de Bloco de Esquerda, composto dos quatro integrantes das bancadas do PT e do PC do B.

– O outro grupo de vereadores reúne os eleitos pelo PSB, PDT e Republicanos (cinco edis). É exatamente desse conjunto de parlamentares que pode (pooodeee) ser o fiel da balança.

– Palpite claudemiriano: ao governo que assume, com o reeleito Jorge Pozzobom e o recém-chegado Rodrigo Decimo, só há uma hipótese que seria ruim, politicamente.

– Sim, é essa mesma que você pensou: o Centro Administrativo detestaria (embora convivesse) que  o presidente da Casa fosse do MDB ou do PP. Atenção: que ninguém espere confirmação oficial.

– Além da escolha da Mesa Diretora, é possível que já no dia 1º sejam definidos os nomes dos partidos para cada uma das comissões temáticas, além de serem indicados os líderes das bancadas.

– O editor apurou que pelo menos o PT já definiu os critérios para a escolha do líder. E depende muito da composição dos colegiados.

– Palpite claudemiriano: Valdir Oliveira, a par de suas condições políticas, e por ser o veterano, tende a liderar a bancada no primeiro ano de Legislatura.

– Também estariam definidas as comissões temáticas das quais gostaria de participar o novato Ricardo Blattes: Constituição e Justiça e Finanças. A conferir.

– Para fechar: a cofirmar-se a retirada de Vanderlei Araújo, do PP, com seus aliados internos, provavelmente no rumo do DEM, será apenas a primeira. E não apenas do Progressistas.

– Mas, atenção: a porteira aberta pelo PP não é a única. Apenas a mais visível. Há movimentos em direção ao novo governo e que não são perceptíveis a olho nu. Ainda.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo