Região

REGIÃO. Gafanhotos em Cachoeira, transição de governo em Agudo e ações contra a covid em Ivorá

Gafanhoto-soldado não representa riscos agrícolas em baixa população

Gafanhotos encontrados próximo ao Aeroclube de Cachoeira do Sul foram analisados pela UFSM (Foto Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

O Laboratório de Manejo Integrado de Pragas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) informa que os gafanhotos coletados, terça-feira (1º), em Cachoeira do Sul são ninfas de Chromacris speciosa (Gafanhoto-soldado), nativas do Rio Grande do Sul. Conforme nota divulgada pela Prefeitura, a ocorrência deste inseto é esperada devido ao clima seco e à baixa precipitação acumulada nas últimas safras de verão.

O Gafanhoto-soldado não tem hábitos migratórios e não representam riscos agrícolas se estiver em populações baixas, pois seu controle ocorre por inimigos naturais. O local onde foi encontrado o foco dos insetos, na estrada de acesso ao Aeroclube de Cachoeira do Sul, seguirá em monitoramento. Por tratar-se de um pequeno foco, ocorrerá o controle físico.

Agudo

O Município de Agudo iniciou, na quinta-feira (3), o processo de transição do governo. O jornalista Luis Henrique Kittel (PL) foi eleito com 4.083 votos (37,91%) e assumirá a Prefeitura no lugar de Valério Trebien (MDB), que encerra este mês oito anos de gestão à frente de Agudo.

Concorreram com Kittel ao Executivo: Rui Valdir Milbradt (PP), que fez 3.796 votos (35,24%), o ex-prefeito Ari Alves da Anunciação (MDB), 2.651 votos (24,61%) e Antonio Kummer (PT), 241 votos (2,24%).

Ivorá

Bancos e brinquedos da Praça Central de Ivorá não estão disponíveis à população. As secretarias de Saúde e de Obras realizaram marcações para evitar que as pessoas circulem pelos locais. O objetivo é evitar a proliferação de covid-19. O município começou o mês com sete casos confirmados.

Pinhal Grande

A Prefeitura de Pinhal Grande vai adotar turno único a partir de 9 de dezembro. A jornada ininterrupta nas repartições públicas municipais será das 7h às 13h e seguirá até o dia 31 de dezembro. A exceção serão os serviços na Secretaria de Saúde e de Assistência Social, além dos serviços do Departamento de Água e Esgoto.

Itaara

A Prefeitura de Itaara realizará audiência pública de forma on-line, em 8 de dezembro, às 11h, para apresentação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021. O acesso ocorrerá pelo link http://meet.google.com/qnr-hgqn-buv.

ATENÇÃO


1) Tua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo