DestaqueUFSM

UFSM 60 ANOS. A mensagem e a homenagem em texto, da filha do fundador, para Mariano da Rocha

Professora da instituição escreve, com emoção, sobre "Marianinho", o seu pai

Professora Eugênia, ainda bebê, ao lado do pai e fundador da UFSM (Foto arquivo pessoal Eugênia Barichello)

Para celebrar os 60 anos da UFSM, acontecidos em 14 deste mês, a revista Arco, da Universidade, começou a relembrar textos apresentados na editorial “Recordações”, da versão impressa da publicação. Uma delas, a primeira, contém o texto com as memórias da professora Eugenia Mariano da Rocha Barichelo, que coordena o programa de Pós-Graduação em Comunicação. É o texto que o site reproduz abaixo, com foto de Reprodução. Acompanhe, na íntegra:

Marianinho, meu pai

José Mariano da Rocha Filho, médico, professor, educador, líder do movimento pela interiorização da educação superior no Brasil, criador da Universidade Federal de Santa Maria, e, por acaso, meu pai. Acaso, esse, que agradeço todos os dias a Deus, pois conviver com meu pai foi e continua sendo uma dádiva.

Minhas primeiras lembranças, ainda na infância, eram as brincadeiras. Entre elas uma pequena canção: Serra que serra Martinho com a serra, eu com a gaita, tu com a serra faremos dinheiro como terra, roc… roc… roc… roc… E, durante a música, nós (pai e filha), de mãos dadas, fazíamos o movimento de serrar algo. A cantiga do folclore A Velha a Fiar era utilizada por ele nos passeios e viagens de carro para distrair os filhos; a estratégia utilizada era cada um dos filhos dizer um pedaço do verso e, assim, manter-nos envolvidos por longos períodos.

Os passeios para visitar as obras da UFSM eram um caso à parte. Durante o percurso, de ida e de volta, ele nos contava histórias sobre a formação geológica de Santa Maria, brincava com o formato dos morros e discorria sobre os dinossauros que aqui viveram. Quando chegávamos ao campus da UFSM, os filhos, especialmente o Francisco e eu, saíamos para caminhar no barro e procurar ossos de dinossauros, enquanto ele despachava.

Aprendi com meu pai muitos mitos, desde os gregos, como o de Prometeu, que roubou o fogo do Olimpo para dar inteligência aos homens, até os nossos mitos gaúchos, como Sepé Tiarajú.

Se fosse possível descrever José Mariano da Rocha Filho, diria que era uma pessoa excepcional, ímpar. Palavras para defini-lo: generosidade, obstinação, persistência e fé. Uma fé que poderia ser traduzida como coragem. Ele foi um visionário, um inovador; foi um trabalhador corajoso e incansável, que imprimiu essas qualidades à cultura da UFSM. O pioneirismo é uma dessas características e está presente em inúmeros empreendimentos que se desdobram nas ações atuais e inovadoras da Universidade.

Meu pai costumava dizer que havia riscado a palavra “impossível” do dicionário. Para algumas pessoas, e até para mim, como filha, era difícil entender essa ousadia. É difícil entender alguém que não tenha apenas questionamentos, mas que também tenha a solução para os mesmos.

Na adolescência, por volta dos 14 anos, comecei a chamá-lo pelo nome, com um diminutivo carinhoso, de Marianinho, fato que ele aprovou; mas, nas cartas e bilhetes endereçados para mim, continuou a assinar como o Pai. Eu utilizava Marianinho como tratamento nas conversas que entabulávamos na biblioteca ou no jardim e, em troca, era chamada carinhosamente de Guriazinha.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo