Câmara de VereadoresSanta MariaTrânsitoTransporte

“SETE”. Vereadores da zona norte integram o grupo que irá acompanhar a questão do fechamento da rua

No Feicebuqui, convite do vereador Admar para evento amanhã. Até agora, 14 adesões
No Feicebuqui, convite do vereador Admar para evento amanhã. Até agora, 14 adesões

O vereador Admar Pozzobom está convidando, no Feicebuqui, para um EVENTO amanhã. Trata-se de mobilização para, como ele mesmo escreve na rede social, “independente de questões partidárias”, manter o trajeto da Rua Sete de Setembro. O parlamentar tucano também é o autor do requerimento para criação de uma Comissão Especial do Legislativo, destinada a acompanhar a questão do fechamento da Rua Sete de Setembro, por determinação judicial.

Mas Pozzobom não está sozinho, embora até o momento a manifestação prevista para amanhã às 10 da manhã, nos trilhos da Sete, apenas 14 tenham aderido ao evento do Feicebuqui. Todos os vereadores acabaram aprovando a Comissão, na sessão ordinária de hoje, no parlamento municipal. E o colegiado será integrado, além de Admar, que vai presidi-lo, outros dois vereadores da zona norte. No caso, o pedetista Marcelo Bisogno e o petista Luiz Carlos Fort.

Para saber mais da Comissão e do que se disse sobre o fechamento da Rua Sete, vale conferir o material produzido pela assessoria de imprensa da Câmara, a propósito da sessão de hoje. O texto é de Camilla Milder e Clarissa Lovatto Barros, com fotos do Feicebuqui. Acompanhe:

Morador da zona norte, Admar Pozzobom é o autor do requerimento e vai presidir a Comissão Especial
Morador da zona norte,  Pozzobom é o autor do requerimento e vai presidir a Comissão Especial

Proposições aprovadas

…Requerimento, de autoria do vereador Admar Pozzobom, solicitando formação de Comissão Especial para acompanhar o andamento das questões envolvendo a rua Sete de Setembro. A Comissão é constituída pelo proponente, Admar Pozzobom (presidente), Marcelo Bisogno (vice-presidente) e Luiz Carlos Fort (relator).

O vereador Admar Pozzobom, morador do bairro Perpétuo Socorro, afirmou que fala em nome de mais de 80 mil pessoas que moram na região. “Se colocar uma pedra lá vou fazer greve de fome”, comentou. “Quem vai sofrer com o fechamento da Rua Sete de Setembro são os comerciantes. Vamos prejudicar uma população toda ao trancar a passagem”, declarou.

O vereador Marcelo Zappe Bisogno destaca que a Rua Sete de Setembro sempre foi via de acesso da região norte ao centro de Santa Maria. “As pessoas sempre conviveram com passagem de trem. Temos ali inúmeras linhas de ônibus, que utilizam a via para deslocar as pessoas”, afirmou. Informou que telefonou para o deputado estadual Valdeci Oliveira, o qual declarou que somente irá se manifestar após analisar a decisão da Justiça pelo fechamento da rua.

O vereador João Carlos Maciel disse que nessa manhã ouviu depoimentos dos moradores da região no telefone da emissora. Disse não perceber nenhum motivo para o fechamento da Sete de Setembro e afirmou que precisa ser convencido. “É o Ministério Público que está obrigando a Prefeitura a tomar um posicionamento, a honrar um compromisso que não sei se existe, mas há três anos o prefeito vem tentando reverter essa situação”, disse.

O vereador Luciano Guerra comentou que a Câmara de Vereadores é unânime com essa ideia, bem como o município de Santa Maria. “Temos o conhecimento político e o conhecimento da necessidade de lutarmos pela nossa cidade”. Disse que se a questão é a segurança, é preciso fechar outros acessos de bairros.

O vereador João Kaus disse que, na opinião do DNIT, o fechamento da rua veio em contrapartida a abertura do túnel na avenida Rio Branco. Afirmou que irá acompanhar a Comissão a fim de buscar os acordos e as responsabilidades, acreditando que uma alternativa irá surgir. “O DNIT poderia retirar essa determinação judicial, mas precisamos ter cautela e buscar informações”, comentou.

O vereador Ovidio Mayer afirmou que o Executivo e o DNIT não conseguem chegar a um consenso, o que acaba com a intervenção do Judiciário, que analisa a documentação e dá os seus pareceres. “Tudo fica baseado nos contratos assinados e agora desejo uma boa sorte na condução dos trabalhos e eu os ajudarei”, finalizou.”

PARA CONFERIR TODO O NOTICIÁRIO DA SESSÃO DE HOJE, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Se a ação judicial não comporta mais recursos, única coisa que resolve é novo acordo com o DNIT. O resto é teatro para ganhar votos ano que vem.

  2. E pensar que o apito do trem incomodava:
    http://www.camara-sm.rs.gov.br/index.php?conteudo=noticia&id=846#sthash.bb7zOaaf.dpbs
    Requerimento, do vereador Admar Pozzobom, solicitando envio de moção de repúdio à empresa América Latina Logística pela perturbação do sossego público dos moradores da Rua 7 de Setembro no bairro Perpétuo Socorro. “Acredito que no período a partir das 22h não tem porque o trem passar pelo local com buzina aberta”, afirmou. O vereador João Carlos Maciel declarou ser favorável a realização de debate sobre perturbação do sossego público. “O som dos trens, de madrugada, atrapalha sono do trabalhador”, destacou, sugerindo discussão sobre barulho ocasionado pelos aviões da Base Aérea de Santa Maria nas imediações do Hospital Universitário. O vereador Isaias Romero relatou preocupação com pacientes internados em determinadas alas do Hospital de Caridade, que não conseguem dormir devido ao barulho em frente à instituição. Romero classificou como problema grave a perturbação do sossego público no bairro Perpétuo Socorro. O vereador Werner Rempel manifestou contrariedade ao requerimento por entender que o apito do trem faz parte do imaginário e dia-a-dia da cidade. “Penso que moção de repúdio é pesada demais. Até hoje não recebi nenhuma reclamação do apito de trem”, ponderou. O requerimento foi aprovado com votos contrário dos vereadores Sandra Rebelato e Werner Rempel; – See more at: http://www.camara-sm.rs.gov.br/index.php?conteudo=noticia&id=846#sthash.bb7zOaaf.dpuf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo