DestaqueSanta Maria

COVID-19. Grupo de pacientes que estava em tratamento em Santa Maria retorna para Manaus

Operação conjunta possibilitou o embarque de onze pessoas nesta quarta (17)

Vinda dos pacientes não impactou no cálculo das bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado. Foto João Alves / Prefeitura

Por Manuela Vasconcellos / Prefeitura de Santa Maria

Antes recebidos em Santa Maria com forte esquema de saúde e segurança e tratados contra a Covid-19 no Hospital Regional, o grupo de manauaras começou o retorno ao estado de origem no fim da manhã desta quarta-feira (17). Ao todo, 11 pessoas embarcaram via Aeroporto Municipal em voo comercial da empresa Azul custeado pelo governo do Amazonas após receberem alta clínica. A Prefeitura deu apoio a toda esta operação conjunta.

“Todo o trabalho foi feito com muito amor, e o mais importante: Santa Maria e o Rio Grande do Sul inteiros se envolveram nesta missão de salvar vidas. Estamos agradecidos pelo carinho recebido por essas pessoas que chegaram doentes, mas que, hoje, esbanjam saúde”, declarou o prefeito Jorge Pozzobom, que acompanhou o retorno dos pacientes que receberam alta.

A alta do grupo foi dada ainda na última segunda-feira (15), sendo o embarque viabilizado para esta quarta-feira. Logo no começo da manhã, os manauaras já se preparavam para o retorno, agradecendo por todo o atendimento proporcionado a eles. Na saída do Hospital Regional, profissionais da saúde do complexo hospitalar aplaudiram a despedida de todos. Em uma van do Município, eles foram transportados até o Aeroporto Municipal de Santa Maria, tendo escolta da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) e da Guarda Municipal.

“Agradecemos a todos por terem aberto a porta do Estado de vocês para que pudéssemos nos curar. Vocês devem ter orgulho de tudo o que fizeram para nos ajudar”, reforçou o pastor João de Souza, 58 anos.

Foi por meio de uma iniciativa de ajuda humanitária que Santa Maria recebeu 15 pacientes vindos de Manaus em 2 de fevereiro. Do grupo, uma pessoa que também recebeu alta ainda ficará em Santa Maria por mais alguns dias para visitar a cidade gaúcha. Outras três seguem em tratamento contra a Covid-19 no Hospital Regional.

“Estamos diante de 11 vencedores que foram acolhidos por todos os setores da saúde de Santa Maria e demais apoiadores. Os relatos fazem com que tenhamos orgulho do nosso trabalho e a certeza de que a acolhida deles foi acertada. Hoje, estamos fazendo esta pequena retribuição, que é a celebração pelo retorno seguro deles para as suas famílias”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas.

O diretor executivo do Hospital Regional, Elvis Prestes, e a responsável pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Fabrícia Ennes, também acompanharam o embarque dos manauaras.

Colapso no Norte do país
Este é o quarto grupo de pacientes do Norte do país que chegou ao Rio Grande do Sul para atendimento clínico em função de um colapso da saúde naquela região. Com esse retorno, fecha em 33 o número de pacientes do Norte do país acolhidos e tratados em solo gaúcho. O pedido de transferência, encaminhado pelo Ministério da Saúde, foi aceito pela Secretaria Estadual da Saúde, com aval do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems). Ao todo, o RS recebeu, entre o final de janeiro e o começo de fevereiro, 50 pacientes.

A chegada dos pacientes de fora do Estado não impactou no cálculo das bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado na região. O Estado conta com mais de 5 mil leitos clínicos para pacientes com menor gravidade. A disponibilidade de leitos permitiu ao Estado, com a colaboração de hospitais públicos e da Prefeitura de Santa Maria, receber os enfermos de locais que apresentam colapso no sistema de saúde pública, como Manaus.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo