CampanhaEleições 2014EstadoPesquisaPolítica

VOX POPULI. Pesquisa joga disputa gaúcha para o 2º turno, empate na briga pelo Senado e vitória de Dilma

Ana Amélia e Tarso se encaminham para o segundo turno. Diferença é grande para Sartori
Ana Amélia e Tarso se encaminham para o segundo turno. Diferença é grande para Sartori

Anuncia-se, mas é preciso aguardar para conferir, pelo menos três pesquisas de intenção de voto dos gaúchos para o pleito de 5 de outubro. A primeira deles, porém, já foi divulgada ontem à noite. Contratado pelo jornal eletrônico Sul21, o levantamento teve a responsabilidade do instituto Vox Populi. E não difere muito do que outras pesquisas mostraram.

Assim é que a disputa para o Governo do Estado se encaminha, mesmo, para ser decidida em segundo turno. Já o jogo para o Senado, aparentemente, será mesmo apenas entre dois concorrentes e a disputa presidencial vê mantido o favoritismo, no Estado, da candidata Dilma Rousseff.

Para conhecer todos os números, que incluem, por exemplo, as pesquisas espontânea e estimulada, a rejeição e até uma simulação de segundo turno, confira o material publicado pelo Sul21. A seguir, um trecho:

Dilma vence no RS e disputa para governador será decidida no segundo turno

Se as eleições fossem realizadas hoje, os gaúchos estariam divididos, no primeiro turno, entre o petista Tarso Genro e a progressista Ana Amélia, para o governo do RS, levando a decisão para o segundo turno. Na disputa ao Senado, os candidatos do PDT e do PT estão tecnicamente empatados. E para a presidência da República, os gaúchos elegem Dilma Rousseff.

Na pesquisa espontânea, em que o entrevistador não exibe o nome dos candidatos, 18% dos eleitores responderam que votam em Ana Amélia, do PP. Em Tarso Genro, candidato à reeleição pelo PT, o índice é de 13%. José Ivo Sartori aparece com 7% da preferência de voto. Vieira da Cunha (PDT) e João Carlos Rodrigues (PMN) recebem 1% dos votos. Os demais nomes citados somam 1%. Do total de entrevistados, 6% disseram votar branco ou nulo e 53% ou não responderam a pergunta ou afirmaram que ainda não sabem em quem votar.

Na pesquisa estimulada, aquela em que é mostrado o nome dos candidatos ao entrevistado, para o governo do Estado, 36% dos eleitores declararam seu voto para Ana Amélia Lemos (PP). Tarso Genro (PT) recebeu 26% das intenções de voto. O peemedebista José Ivo Sartori ficou com 12% e o pedetista Vieira da Cunha, com 3%. Os demais candidatos –Estivalete (PRTB), Humberto Carvalho (PCB), João Carlos Rodrigues (PMN) e Roberto Robaina (PSOL) – somam 2% dos votos. Os que declararam votar nulo ou em branco são 6%. E os que não sabem em quem votar ou não responderam à pergunta, 16%.

A rejeição dos eleitores aos candidatos também foi medida na pesquisa. O governador Tarso Genro apresenta o maior índice (25%), sendo seguido por Ana Amélia (8%), Estivalete (5%) e Vieira da Cunha (4%). Roberto Robaina e José Ivo Sartori têm, cada um, 3% de rejeição. Humberto Carvalho e João Carlos Rodrigues apresentam, cada um, 2%. Entre os entrevistados, 4% responderam que não votariam em nenhum dos candidatos e 20% que votariam em qualquer um deles. O índice dos que não sabem ou não responderam é de 23%…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Os gaúchos devem estarem contentes com o caos da saúde, educação, rodovias, segurança e por ai vai…
    É por isto que decidi – "não voto mais em politico nenhum" – Pois não há perspectiva de mudança ganhe quem ganhar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo