DestaqueSanta Maria

BASTIDORES. CPI do Shopping Independência, batalha dos gabinetes móveis, e vacinação

Vereador do Progressistas quer CPI para avaliar denúncias de irregularidades

Pablo Pacheco quer colocar a limpo o contrato do Shopping Independência para uso do prédio público. Foto Prefeitura / Arquivo

Por Maiquel Rosauro

O vereador de Santa Maria, Pablo Pacheco (PP), protocolou um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o cumprimento dos termos previstos no processo licitatório do Shopping Independência. O progressista alega ter recebido denúncias sobre possíveis irregularidades.

“Por este ser um prédio pertencente à Administração Pública Municipal e possuir um contrato de concessão, firmado pela Lei Federal 8.666/1993, é dever da Câmara de Vereadores que investigue e apure os fatos do adimplemento (ou inadimplemento) contratual, mesmo que parcialmente”, justifica o vereador.

Para que a CPI saia do papel, é preciso que o pedido seja aprovado em Plenário. A proposta deverá ser debatida na segunda quinzena deste mês, após o fim do recesso.

Confira a íntegra do requerimento.

Tony
O vereador Tony Oliveira (PSL) vem se destacando nas redes sociais com as lives de seu gabinete móvel em locais que necessitam de melhorias da Administração Pública. Na semana passada, ele enfrentou um temporal e atravessou uma rua com água pelo joelho no Bairro Tomazetti. Já nesta terça-feira (9), encarou esgoto a céu aberto na Nova Santa Marta.

Com um estilo popular de se comunicar e com a ajuda de dois assessores, ele caminhou pelas ruas, interagiu com moradores, pediu para que as pessoas enviassem denúncias e prometeu tomar providências. Ele não usava máscara de proteção facial contra covid-19.

“A cada dia que passa eu me envergonho mais”, “Estou indignado”, “A gente mostra a verdade doa a quem doer”, “Quero saber se essa questão é Prefeitura ou Corsan”, “Esse vereador não é vereador de gabinete, eu vou para o embate”, “É uma pouca de uma vergonha”, “Eu venho e piso dentro do esgoto”, foram algumas frases usadas pelo parlamentar ao longo dos 18 minutos de sua live.

Luci
Em breve, mais um gabinete móvel estará pelas ruas de Santa Maria. A vereadora Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) voltará a conferir as reivindicações da população.

Nos primeiros três anos da Legislatura passada, a pedetista sobrava nas redes sociais com a fiscalização de obras do Executivo. Ela era abastecida com informações privilegiadas que vinham direto da Secretaria de Infraestrutura. A situação inclusive foi confirmada na tribuna pelo então líder de governo, João Chaves (PSDB), em maio do ano passado.

Embora não tenha citado o nome do vereador Tony Oliveira em sua postagem, Luci deu a entender que o seu gabinete móvel é o original.

Mas…
… justiça seja feita. Tony Oliveira anda por toda a cidade (e pelos distritos) e paga o seu deslocamento com dinheiro do próprio bolso. Já Luci Duartes gastou, apenas em janeiro, R$ 760,06 com a cota de combustível paga com dinheiro público.

Saúde
A vereadora Marina Callegaro (PT) esteve reunida com o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, na segunda-feira (8), para tratar sobre a vacinação contra covid-19. O titular da pasta informou que a Prefeitura conseguiu imunizar cerca de 80% dos profissionais da saúde, todos os quilombolas e indígenas e parte agora para a segunda etapa, que é a vacinação dos idosos acima de 85 anos.

“A saúde tem a maior demanda no município e a gente precisa ser esse elo entre a população e o poder público”, afirma Marina Callegaro. Foto Fabricio Vargas / Divulgação

De acordo com Marina, a prioridade agora é combater a pandemia e os reflexos que ela causou na população, embora tenha tratado de outros temas que envolvem a área da saúde. Ela destacou ainda que a abertura de novos leitos no Hospital Regional é fundamental para ampliar o atendimento na cidade.

“Através do diálogo é que se constrói políticas públicas efetivas para as comunidades. A saúde tem a maior demanda no município e a gente precisa ser esse elo entre a população e o poder público. A gente precisa saber o que está acontecendo, fiscalizar, mas também contribuir para melhorar o atendimento”, afirma a vereadora.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo