DestaqueSaúde

COVID. Prefeitura retoma a obrigatoriedade das máscaras em locais de serviço de saúde municipais

Preocupação com as novas linhagens de variante do vírus é uma das razões

Por Joyce Noronha (com imagem de Reprodução) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, assinou uma ordem de serviço, na quarta-feira (28), retomando a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial em todos os locais de serviços de saúde sob a gestão da pasta municipal. Assim, todas as pessoas, como servidores, trabalhadores terceirizados e prestadores de serviço e público externo, que circulam em locais de serviços de saúde atrelados à secretaria deverão utilizar o item. A Secretaria de Saúde avaliou dados locais sobre casos de coronavírus, desde novembro, e, por questões de segurança, a gestão optou por retomar o uso da máscara.

“Precisamos zelar pela saúde dos profissionais da área e dos usuários dos serviços, de modo a proporcionar o máximo de segurança. Durante toda a pandemia, temos trabalhado com cautela, sempre monitorando os nossos dados, e, por conta disso, como tivemos um aumento da circulação viral, entendemos que a retomada de medidas não farmacológicas, especialmente o retorno do uso de máscaras em nossos serviços de saúde, configura uma estratégia oportuna e assertiva”, destaca a secretária adjunta de Saúde de Santa Maria, Ana Paula Seerig.

A ordem de serviço segue a nota emitida pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, que alerta sobre o aumento de casos de Covid-19 e de novas linhagens da variante Ômicron. O documento também leva em consideração a cobertura insuficiente de segunda dose e dose de reforço para imunização contra o coronavírus, mesmo que o Executivo Municipal ofereça vacinação de segunda a sexta-feira em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em outros pontos da cidade. 

Confira aqui a agenda.

Entre os locais de serviços de saúde atrelados à secretaria municipal, estão as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), os Pronto-Atendimentos (PAs) e as farmácias gerenciadas pela Vigilância em Saúde, assim como a sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde e demais locais da Atenção Especializada.

Para quem estiver sem máscara, na entrada dos locais estão disponíveis itens de proteção facial descartáveis, com distribuição gratuita. Essa iniciativa garante que todos estejam protegidos adequadamente nos locais de serviço de saúde. Além disso, a máscara deverá ser usada corretamente, cobrindo bem o nariz e a boca.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo