CulturaDestaqueUFSM

EDUCAÇÃO. UFSM oferta cursos de Chinês, Cultura Chinesa e Medicina Tradicional Chinesa

Aulas serão ministradas por professores da Universidade Normal de Hebei

Cursos oferecem certificado mediante presença mínima de 80% das aulas. Foto Gerd Altmann / Pixabay

Por Paola Martins Jung / Gabinete do Reitor

Nesta quarta-feira (10), a Secretaria de Apoio Internacional (SAI) divulgou os editais de inscrição para os cursos gratuitos de ChinêsCultura Chinesa e Medicina Tradicional Chinesa. Todas as aulas serão ministradas por professores da Universidade Normal de Hebei (Província de Hebei, China), com início em março. As inscrições vão até o dia 3 do mesmo mês.

O curso de Chinês nível 1 terá duas turmas, uma ministrada em inglês, e outra em português. Cada turma terá 30 vagas, sendo dessas 60 vagas totais, 26 destinadas a candidatos da UFSM e o restante para outras universidades. A carga horária é de 45 horas, com aulas duas vezes por semana, entre os meses de março e junho.

Chinês 1 em português: Segunda-feira e Quarta-feira, das 8h30min às 10h30min.

Chinês 1 em inglês: Terça-feira e Quinta-feira, das 8h30min às 10h30min.

O curso de Introdução à Cultura Chinesa terá uma turma ministrada em português, com 50 vagas, sendo 20 delas destinadas a candidatos da UFSM e o restante para outras universidades. O intuito é capacitar o aluno a conhecer os elementos básicos da cultura chinesa, tais como: história, religiões, pintura e caligrafia, cerimônia de chá, a história dos caracteres chineses, Taiji e Kung Fu, comida chinesa, roupas, filmes, literatura, etiqueta social, relações sino-brasil, entre outros. A carga horária é de 30 horas, com aulas duas vezes por semana entre os meses de março e maio.

Introdução à Cultura Chinesa: Quarta-feira e Sexta-feira, das 19h às 21h.

O curso de Introdução à Medicina Tradicional Chinesa (MTC) contará com duas turmas ministradas em inglês. Serão ofertadas 60 vagas ao total, sendo 26 delas reservadas para candidatos da UFSM e o restante para outras instituições. O curso auxilia alunos sem um conhecimento prévio a respeito da cultura do país a compreender melhor a medicina chinesa. O curso abordará as origens, características e cultura da MTC, a teoria do yin-yang, acupuntura, diagnóstico, aplicação na vida diária, entre outros. A carga horária é de 45 horas, com aulas duas vezes por semana entre os meses de março e junho.

Introdução à Medicina Tradicional Chinesa, turma A: Segunda-feira das 20h às 22h e Quinta-feira, das 8h30min às 10h30min.

Introdução à Medicina Tradicional Chinesa turma B: Terça-feira e Quinta-feira das 20h às 22h.

Ao final dos cursos, todos oferecem certificado, mediante a presença mínima de 80% das aulas. Para mais informações, consultar o site da SAI UFSM.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Cultura chinesa tudo bem, apesar do curso ser curto. Medicina tradicional chinesa, o que tem de ‘cientifico’ nisto? Parece um jornalista de São Paulo (Radio Rock), mete o pau no terraplanismo a torto e a direito. Segundo ou terceiro programa do ano leva uma astróloga para discutir com a audiência os presságios para o ano corrente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo