DestaqueSanta Maria

BASTIDORES. Última sessão on-line?, o descaso contra o covid, vereador afoito e projeto-remendão

Há possibilidade de edis votarem nova Resolução Legislativa nesta quinta-feira

Vereadores estudam dar fim as sessões virtuais. Encontro on-line desta quinta-feira (25) pode ser o último (Foto Reprodução)

Por Maiquel Rosauro

A sessão desta quinta-feira (24), do Parlamento de Santa Maria, poderá ser a última no modo virtual. A Mesa Diretora já tem pronto um novo Projeto de Resolução Legislativa com novas medidas internas de combate ao covid-19 no Legislativo, que inclui o fim das sessões on-line em qualquer bandeira do modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado.

A proposta, que ainda não foi protocolada, deve ser incluída na sessão desta quinta, que terá início às 17h. A ideia, na bandeira preta, é realizar sessões no plenário, mas sem a presença de público nas galerias. Também está previsto um novo horário para as sessões, às 15h30min, já que o horário atual se mostrou inviável, vide a sessão da última quinta (18) que terminou na madrugada de sexta (19).

Contudo, todas estas informações são extraoficiais e o projeto poderá sofrer mudanças durante as discussões desta quinta. Para que comece a valer, a nova resolução necessita ser aprovada em plenário.

Descaso

Apenas esta semana, o Site recebeu dois relatos de servidores da Casa sobre desrespeito as atuais regras contra proliferação de covid-19 no Parlamento. Os casos vão desde vereadores participando de reuniões sem máscaras a visitantes nos gabinetes na vigência da bandeira preta, o que não é permitido.

Afoito

O vereador Tubias Calil (MDB) protocolou, na terça-feira (23), moção de apoio irrestrito à vinda da nova Escola de Formação de Sargento de Armas (ESA) para Santa Maria. Pouco depois, ele retirou a proposta de tramitação.

A intenção foi ótima, mas esbarra no Artigo 110 da Resolução Legislativa 9/2020 (9/2020), ainda vigente, que suspende apresentação de moções na bandeira preta (exceto aquelas consideradas de urgência e remetidas de forma institucional).

Proposta de moção de apoio do vereador Tubias Calil, do MDB, ficou on-line por pouco tempo, na terça-feira (23) (Foto Reprodução)

Remendão

O Projeto de Lei 9195/2021, que prioriza a vacinação contra covid-19 aos profissionais da segurança pública de Santa Maria, virou um remendão. A proposta dos vereadores Ricardo Blattes (PT), Alexandre Vargas (Republicanos) e Getúlio de Vargas (Republicanos) recebeu quatro emendas aditivas.

A iniciativa foi protocolada em 2 de março e possuía na lista de prioridades à imunização: Guarda Municipal, Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, profissionais da Susepe, Corpo de Bombeiros, agentes da Fiscalização Municipal e Polícia Federal.

No dia seguinte, Alexandre Vargas protocolou uma emenda para incluir a Defesa Civil e, ainda em 3 de março, emenda de Blattes inseriu o Instituto Geral de Perícias (IGP).

Em 11 de março, Blattes incluiu o Conselho Tutelar. Nesta quarta (24), Getúlio de Vargas protocolou a quarta emenda, inserindo na listagem Oficiais de Justiça e Oficiais do Ministério Público.

Será que ainda falta alguma categoria?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo