CEMITÉRIO. Tony e Pacheco foram impedidos de ingressar no Ecumênico. Veja o que diz a Prefeitura
Secretaria de Infraestrutura diz que não foi comunicada com antecedência
Por Maiquel Rosauro
Os vereadores Tony Oliveira (PSL) e Pablo Pacheco (PP) foram impedidos de vistoriar o Cemitério Ecumênico Municipal, na manhã desta quarta-feira (17). A dupla foi até o local, que está fechado devido à pandemia covid-19, e não recebeu autorização para passar pelo portão de entrada.
“Uma atitude que desdenha e ignora a Lei Orgânica do Município, que permite o livre acesso de parlamentares a órgãos públicos para fiscalização dos serviços”, postou Tony nas redes sociais.
Os parlamentares também realizaram uma live onde relataram a situação. No vídeo, sobraram críticas à Administração Municipal.
Impedidos de pisar no campo santo, os vereadores registraram boletim de ocorrência. Também prometeram acionar o poder Executivo judicialmente.
Diante dos fatos, o Site entrou em contato com a Prefeitura e questionou quando os parlamentares terão a entrada permitida no Cemitério Ecumênico. Em nota, via Superintendência de Comunicação, a Secretaria de Infraestrutura informou que a visitação está suspensa em razão da bandeira do preta do modelo de Distanciamento Controlado, do governo do Estado. No momento, apenas exumação, sepultamento e manutenção interna são realizadas.
“A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos também ressalta que os dois vereadores em questão não procuraram a pasta para comunicar que desejavam ir até o Cemitério Ecumênico. Pelo contrário, eles foram até o local e tentaram entrar de forma direta, o que não é permitido, no momento, a nenhum cidadão”, diz a nota.
Também é informado que um dos assessores de Tony entrou em contato com o responsável pela pasta, Wagner da Rosa. O secretário, então, conversou com Tony e explicou o motivo para a visita dos parlamentares ter sido barrada.
“O secretário também se colocou à disposição para receber o vereador na sede da Secretaria, mas Tony Oliveira não compareceu para receber mais informações sobre o assunto”, diz a nota.
O Site também questionou quando o cemitério será reaberto ao público em geral. A previsão da pasta é de que isso ocorra quando a região de Santa Maria volte, pelo menos, à bandeira vermelha do Distanciamento Controlado.
Abaixo, confira na íntegra as respostas da Prefeitura de Santa Maria:
Quando será permitida a entrada de vereadores no Cemitério Ecumênico?
A Prefeitura de Santa Maria esclarece, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, que a visitação ao Cemitério Ecumênico Municipal está suspensa em função das determinações estabelecidas pelo Governo do Estado durante a vigência da bandeira preta, a fim de restringir a circulação de pessoas. Neste momento, no Cemitério Ecumênico, está permitida apenas a realização de atividades de exumação, sepultamento e manutenção interna.
Antes da vigência da bandeira preta, quando a região de Santa Maria estava sob o regramento da bandeira vermelha, ainda era permitida a visitação por meio de agendamento. A medida se tornou válida e eficiente porque evitava a aglomeração de pessoas dentro do Cemitério Ecumênico. Com o agendamento, a equipe do Executivo Municipal organizava a rotina do local para que os cidadãos não visitassem pontos muito próximos ou até o mesmo ponto dentro da mesma faixa de horário, por exemplo.
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos também ressalta que os dois vereadores em questão não procuraram a pasta para comunicar que desejavam ir até o Cemitério Ecumênico. Pelo contrário, eles foram até o local e tentaram entrar de forma direta, o que não é permitido, no momento, a nenhum cidadão. Após o ocorrido, um dos assessores do vereador Tony Oliveira entrou em contato com a Secretaria e foi atendido pelo secretário Wagner da Rosa. O secretário, então, falou com o próprio vereador Tony Oliveira e explicou o motivo de não ser possível fazer a visitação durante a vigência da bandeira preta. O secretário também se colocou à disposição para receber o vereador na sede da Secretaria, mas Tony Oliveira não compareceu para receber mais informações sobre o assunto.
Além disso, o secretário esclarece que sempre esteve à disposição de todos os vereadores para qualquer esclarecimento e que, tão logo as condições sanitárias e as regras definidas pelo Governo do Estado no Modelo de Distanciamento Controlado permitam, a visitação será retomada por meio de agendamento, assim como já ocorria quando o Município estava sob a bandeira vermelha. Portanto, quando isso ocorrer, os vereadores poderão fazer a visitação, assim como qualquer outro cidadão.
Há previsão de quando o Cemitério Ecumênico será reaberto ao público em geral?
A previsão da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos é que as visitações por agendamento sejam retomadas assim que a região de Santa Maria volte a ser classificada, pelo menos, na bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado ou quando a cogestão voltar a ser permitida. Ao mesmo tempo, a pasta explica que o Cemitério Ecumênico, até a vigência da bandeira preta, jamais esteve fechado ao público em geral. O que ocorria era o agendamento das visitações pelos motivos já elencados na resposta anterior.
Até os féretros não estão entrando por ali, é lá por trás. Deveriam ter levado uma enxada cada um (talvez assim entrassem) e feito algo de útil, carpir um lote.