Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta quarta, a única razão por que PMDB espera pela possível candidatura de Farret

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quarta-feira, 3 de fevereiro, no jornal A Razão:

Farret, o depositário final da esperança de candidatura viável (foto Gabriel Haesbaert/A Razão)
Farret, o depositário final da esperança de candidatura viável (foto Gabriel Haesbaert/A Razão)

A única razão por que o PMDB espera Farret

É verdade que os peemedebistas, que se dividem vários grupos distintos, articulam aqui e ali. Uns papeiam com Jorge Pozzobom (PSDB), outros com Marcelo Bisogno (PDT) e há quem, via Porto Alegre (ou quem se acha influente por lá) até imagine a possibilidade de algum tipo de composição com Fabiano Pereira (PSB). Algo, aliás, abençoado pelo PSB estadual.

E existe quem até pense encarar uma candidatura própria, embora seja praticamente consenso que é uma aventura – mesmo que escorada com o apoio eventual de duas ou três siglas satélites com bom tempo para o trololó eletrônico.

Todas essas cogitações, porém, não escondem o óbvio: o PMDB (estão convictos seus líderes) não tem ninguém em casa, com possibilidade real de vitória. E essa é a decisiva e única razão por que o partido espera por uma pra lá de improvável candidatura de José Farret. Seria a salvação política. Até a derrota eleitoral seria aceitável, desde que com dignidade.

PIMENTA, LÍDER?

É possível que já nesta quarta-feira, em reunião de bancada, os deputados federais do PT definam quem será seu líder ao longo de 2016. Por decisão prévia, o escolhido integra o grupo interno “Mensagem ao Partido”, e um dos três cotados para ocupar a função é o santa-mariense Paulo Pimenta. O baiano Afonso Florence e o mineiro Reginaldo Lopes são os outros na disputa.

É SÓ UMA PERGUNTA

Depois da saída pra lá de grandiloquente de João Kaus, anunciada pelo próprio diretamente da tribuna, na última sessão do ano passado (que elegeu a Mesa Diretora), quem será o líder do PMDB na Câmara de Vereadores? Os outros edis são Cezar Ghem, Marta Zanella e Isaias Romero.

ASSEMBLEIA REINICIA

A deputada Silvana Covatti, indicada pelo PP, assume hoje a presidência da Assembleia. Lá os partidos se reúnem e definem, com antecedência, e de acordo com a correlação de forças apontada pelas urnas, as agremiações que conduzirão o parlamento. São direções representativas do todo e não de um lado ou outro. É inacreditável que por aqui os vereadores (não os de hoje, mas todos, nos últimos trocentos anos) não tenham essa visão agregadora.

PRESENÇA LOCAL

A propósito, um grupo de políticos de Santa Maria estará na reabertura dos trabalhos do Legislativo gaúcho. Um dos que têm sua presença assegurada é o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Carlos Fort.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo