DestaqueSaúde

VACINA. Prefeitura adia aplicação da segunda dose, amanhã e sábado. Veja previsão de possíveis datas

No total, 8,2 mil pessoas terão que esperar mais uma semana, ao menos

Vacinação com doses CoronaVac ocorrerá após envio de nova remessa aos municípios, na próxima semana (foto Arquivo Prefeitura)

Por Manuela Vasconcellos / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, informa que as duas próximas ações de aplicação da segunda dose contra a Covid-19 terão as datas alteradas em função do não recebimento de vacinas. A medida é válida para 6.074 pessoas de 65 anos ou mais, que receberam a vacina CoronaVac em 1º de abril, e para 2.262 pessoas de 64 anos ou mais, que receberam a vacina CoronaVac em 3 de abril. Essas pessoas teriam de completar o quadro vacinal nesta quinta-feira (29) e sábado (1º de maio).

A previsão do Ministério da Saúde dada ao governo do Estado é que nova remessa de doses CoronaVac seja enviada aos municípios a partir de 3 de maio. No momento em que Santa Maria receber novo quantitativo, serão informadas as novas datas para aplicação da segunda dose desse público. Ações de aplicação da dose dois previstas para a próxima semana serão avaliadas. A falta de imunizantes se dá em função de atrasos na entrega de novos lotes do produto envasado pelo Instituto Butantan.

Conforme o Ministério da Saúde, o intervalo maior de 28 dias entre uma dose e outra não prejudica a eficácia da vacina contra a Covid-19. Uma nota técnica do governo federal afirma que a segunda dose deve ser tomada mesmo que haja atraso em relação ao prazo recomendado.

Atualmente, o Brasil conta com duas vacinas disponíveis, ambas com a necessidade de duas doses para garantir a imunização completa. A Sinovac/Butantan, responsável pela CoronaVac, deve ter a aplicação da dose 2 no intervalo de quatro semanas. Já a AstraZeneca/Fiocruz, responsável pela vacina de Oxford, o intervalo é de 12 semanas.

Continuidade da vacinação

O adiamento da aplicação das segundas doses se dá somente em ações que tiveram grande número de pessoas, uma vez que o ciclo vacinal seguirá ocorrendo. A previsão do Estado é que até o fim desta semana sejam enviados aos municípios gaúchos quantitativos de vacinas de Oxford. Essas serão destinadas para a aplicação da primeira dose às pessoas de 60 anos ou mais, com ação a ser confirmada…

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo