ArteDestaque

ARTE. Até o mês de agosto, saguão da Reitoria da UFN recebe a ‘Mostra de Castiçais e sua Simbologia’

Exposição apresenta peças que carregam influências francesas ou inglesas

Da Assessoria de Comunicação da Universidade Franciscana / com foto de Eduardo Camponogara)

O Hall da Reitoria da Universidade Franciscana (UFN) é espaço de uma exposição de obras que mistura arte, religião, história e decoração. Desde abril, a mostra ‘Castiçais e sua simbologia’ apresenta peças que carregam influências francesas ou inglesas, de acordo com a época e local de produção.

A exposição é realizada de forma conjunta entre a UFN, o Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas (MHIF), que dispôs parte do seu acevo, e Sala de Exposições Angelita Stefani. A curadoria é realizada pela professora Círia Moro, docente da UFN, e por Franciele Roveda Maffi, responsável pelo MHIF.

Segundo as curadoras, o objeto escolhido para exposição é um artefato de decoração para ambientes domésticos e também um elemento religioso simbólico. Além disso, ocupa lugar de destaque sobre móveis, mesas e altares, com sua utilização sempre ligada à luz, desde a antiguidade.

De maneira geral, os castiçais são compostos por três partes (base, haste e aparador ou arandela). O conjunto desses elementos é o que possibilita aos ourives trabalharem de acordo a estética dos estilos em diferentes períodos da história da humanidade. Posteriormente, nos séculos XVII a XIX apresentam ornamentos carregados do barroco, passando pela delicadeza do rocaille ao rigor das linhas do neoclassicismo.

As curadoras ainda explicam que a nomenclatura candelabro é dada para o castiçal com vários braços que pode suportar múltiplas velas, como exemplo o de sete braços, que representa os dias da criação, associado à cultura judaica, conhecido de Menorah.

As peças estão disponíveis para apreciação até agosto, no Hall do Prédio 7 do Conjunto I da UFN (Rua dos Andradas, 1614), das 8h às 11h30 e das 12h30 às 18h. De forma gratuita para toda a comunidade acadêmica e visitantes da Instituição.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo