DestaqueSanta Maria

CÂMARA. Nova CPI irá apurar ‘ações e omissões’ do Governo Jorge Pozzobom na pandemia de covid-19

CPI foi protocolada por Helen Cabral com assinatura de outros 10 vereadores

Helen Cabral e outros edis estiveram na Vigilância Sanitária e constaram estoque de 20 mil vacinas (Foto Karohelen Dias/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

Em pouco dias, o governo do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) terá que encarar sua terceira Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ao mesmo tempo. Algo inédito na história de Santa Maria. A nova CPI terá por objetivo apurar ações e omissões do governo municipal perante a pandemia de covid-19.

O requerimento de abertura da CPI foi protocolado pela vereadora Helen Cabral, na noite desta terça-feira (11), e recebeu a assinatura de outros dez parlamentares: Tubias Calil (MDB), Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB), Roberta Pereira Leitão (PP), Pablo Pacheco (PP), Marina Callegaro (PT), Tony Oliveira (PSL), Ricardo Blattes (PT), Anita Costa Beber (PP), Danclar Rossato (PSB) e Maria Rita Py Dutra (PCdoB).

A CPI surgiu após um dia intenso no Parlamento. Três funcionários da Secretaria Municipal de Saúde estiveram na Câmara de Vereadores e realizaram uma reunião interna com os parlamentares. Elas explicaram que há 20 mil vacinas em estoque no Município contra covid-19 e detalharam as próximas etapas de vacinação. Mas as explicações não foram o suficiente para os edis.

Após a reunião, Helen, Tubias, Pacheco e Alexandre Vargas (Republicanos) foram até a Vigilância Sanitária e lá comprovaram o estoque das 20 mil doses.

“A aplicação dos recursos públicos desde o início da pandemia, as ações e omissões do Governo Municipal e os seus efeitos para o avanço do vírus, a pressão constante sobre o sistema de saúde e os trabalhadores e trabalhadoras, as doses de vacina recebidas e as efetivamente aplicadas, as prioridades e os atrasos na vacinação contra a Covid-19, a perda de vidas e os prejuízos econômicos precisam ser apurados pela Câmara de Vereadores de Santa Maria”, aponta Helen Cabral na justificativa do requerimento (AQUI).

CPIS

Outras duas CPIs estão em andamento no Legislativo. Uma delas investiga o contrato do Shopping Popular Independência e é formada por Pablo Pacheco (PP), presidente; Admar Pozzobom (PSDB), vice-presidente; e Helen Cabral (PT), relatora.

A outra CPI, que investiga as unidades de pronto atendimento, é composta por Tony Oliveira (PSL), presidente; Manoel Badke – Maneco (DEM), vice-presidente; e Roberta Pereira Leitão (PP), relatora.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo