DestaqueSanta MariaSegurança

TRÂNSITO. Na primeira “Balada Segura” deste ano, Prefeitura aborda mais de 200 (e recolhe 8) veículos

A operação aconteceu em três atos, entre as noites de sexta-feira e domingo

Ações ocorreram à noite, de sexta até este domingo, nas principais ruas e avenidas da cidade (Foto Guilherme Scapin Borges/Prefeitura)

Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou a 1ª Balada Segura de 2021 nas noites de sexta-feira (7), sábado (8) e domingo (9). As barreiras foram instaladas nas principais avenidas da cidade como Walter Jobim, no Bairro Patronato, Medianeira, no Bairro Nossa Senhora Medianeira, João Luiz Pozzobon, no Bairro Km 3, e Hélvio Basso, no Bairro Uglione, entre outras vias. As ações de fiscalização no trânsito ocorreram nas três noites, tendo sido abordados 222 veículos e foi utilizado o etilômetro, porém, não houve registro de embriaguez. Também foram distribuídos materiais educativos com orientações para a segurança no trânsito. 

Durante as abordagens na operação, foram seguidos todos os protocolos de segurança para evitar a proliferação do coronavírus, com o uso de proteção individual e higienização dos equipamentos disponibilizados para os condutores e os passageiros.

De acordo com o superintendente de Trânsito e Transportes da Mobilidade Urbana, Maurício Machado Chagas, um condutor se recusou a realizar o teste do etilômetro e foi autuado.

“Houve três casos de condutores conduzindo veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir, porém, apresentaram condutor habilitado para conduzir o veículo, o que é permitido pela legislação. Como foi apresentado o condutor habilitado, e, em ambos os casos, os veículos estavam com a documentação em dia, sem impedimento para circular, não foram recolhidos os veículos. Foi verificado que 17,12% do total dos condutores abordados cometeram alguma infração de trânsito”, explica o superintendente.

O secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, acompanhou o trabalho realizado e lembra a importância da orientação junto aos motoristas para um trânsito mais seguro.

“Essas ações marcam a retomada das operações de controle e orientação do trânsito no Município. A Balada Segura também contou com a Operação Dia das Mães, com o objetivo de proporcionar mais segurança e orientação no trânsito, principalmente na saída da cidade e na chegada de pessoas, com caráter educativo junto à fiscalização”, destaca o secretário Ponsi.

A Balada Segura Educativa teve a participação de agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana, de um coordenador do Educa Trânsito, de guardas municipais, de policiais da Brigada Militar e de servidores do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

Dados da operação:

Veículos abordados: 222

Veículos recolhidos: 8

Condutor sem CNH: 3

Testes do etilômetro: 1

Autuados por recusa: 1

Total de autuados por embriaguez: 0

Total de autuações: 38 

(*) Fonte: CMTU

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo